Angrense é ouro no Pan Rio 2007

Daniel foi recebido como herói por pessoas de todas as idades, na tarde de terça-feira

Terça-Feira, 31/07/2007 | .

Pessoas de todas as idades lotaram as ruas do Centro de Angra dos Reis, na tarde de terça-feira, dia 31, para receber um filho de ouro.  Daniel Rabha Nunes Santiago voltou à sua cidade natal após uma grande missão de grande sucesso: participar do Pan-americano Rio 2007 e ganhar uma medalha de ouro, na modalidade de vela J24.
O atleta chegou ao trevo da entrada da cidade por volta das 13h30. Ainda muito emocionado com a conquista, ali mesmo começou a receber o carinho das pessoas e o reconhecimento que merece todos que se dedicam ao esporte. Muitos carros paravam para que as pessoas pudessem acenar.
Em cima do caminhão do 10º Grupamento Batalha Militar do Corpo de Bombeiros, Daniel seguiu acompanhado de um comboio com carros da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Polícia Militar e Departamento de Trânsito da Prefeitura. Ao longo do trajeto de cerca de três quilômetros, o filho de Cláudio Nunes Santiago e de Ana Amélia Rabha foi reconhecido como "aquele rapaz que trouxe o ouro para Angra". Assim gritavam era chamado o rapaz pelos comerciários, que pararam um pouco seu trabalho para ver o atleta passar.
O comboio passou pela Praia da Chácara e Praia do Anil, até chegar à Rua do Comércio. O atleta chegou ao Centro coberto por pétalas de rosas e muito aplaudido por seus colegas de trabalho da Fundação de Turismo de Angra (Turisangra), onde o advogado Daniel exerce a função de assessor jurídico. Em todos os prédios da Rua do Comércio as pessoas saíram às sacadas para vê-lo e a calçada ficou lotada.
Ao chegar a Praça da Matriz, no mesmo local onde foi realizada a cerimônia do início do Revezamento da Tocha Rio 2007, pessoas de todas as idades aplaudiam e gritavam "É campeão!". Daniel foi homenageado pela Prefeitura de Angra, recebendo do secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, uma placa pela sua conquista no Pan-americano Rio 2007.
Bento ressaltou a importância de a cidade ter um representante num Pan-americano e ainda ter o imenso orgulho e alegria de que este atleta conquiste uma medalha de ouro.
- È uma alegria para todos! Já tínhamos orgulho de sua medalha de prata no Pan-americano de Santo Domingo e agora estamos felicíssimos com a medalha de ouro nestes jogos mais especiais ainda por terem sido realizados no Rio de Janeiro. Sem duvida, é muito bom tem na cidade um exemplo como o Daniel. Parabéns a ele, que se dedica ao esporte -, disse Bento.
Daniel, muito emocionado, disse em poucas palavras o que representa para um atleta uma medalha de ouro.
- Buscamos este ouro com muito empenho. Tivemos muitas dificuldades e por isso essa medalha é ainda mais especial. Estava muito feliz, mas ao chegar a minha cidade e ser recebido com esse carinho estou sem palavras. Agradeço muito à minha família, aos meus colegas de equipe e a minha cidade por esta conquista que é de todos nós -, comentou.
Após a cerimônia, Daniel ainda ficou por muito tempo tirando fotos com amigos e fãs. Como não poderia ser diferente, as crianças foram as mais entusiasmadas e queriam ver de perto a medalha de ouro, que tanto viram pela televisão nestes dias de competição. Elas quiseram abraçar o campeão e pediram autógrafo ao atleta, que é um exemplo para essa geração.
O velejador angrense conquistou a medalha de ouro com sua equipe formada por Mauricio Santa Cruz, Carlos Jordão, Alexandre Silva. Mesmo com João Carlos contundido e as ações limitadas, a equipe brasileira, que é a atual bicampeã mundial conquistou a medalha de ouro na categoria com o veleiro Bruschetta. 
 Daniel foi uma das 17 pessoas que a Prefeitura indicou para conduzir a Tocha do Pan-Americano durante sua passagem por Angra dos Reis no dia 9 de julho. Ele conduziu a Chama da Tocha (em uma lanterna), em seu percurso marítimo até a Vila do Abraão, Ilha Grande. Com 28 anos, sua história de sucesso começou cedo. O atleta conheceu o mundo das velas aos seis anos, no Bracuí, encarando o esporte como um hobby e ao longo de sua vida fez uma carreira de sucesso. Além de bicampeão mundial na classe J-24, foi medalha de prata no Pan-americano de Santo Domingo, em 2003. Em 2005, também no "Bruschetta", conquistou, na França, o vice-campeonato Europeu de Iatismo na Classe J/24. Daniel e seus companheiros de equipe tripulantes do "Bruschetta" conquistaram o primeiro Campeonato Mundial no ano passado na Austrália. O bicampeonato foi conquistado em março deste ano na cidade Puerto Vallarta (México), da qual Angra dos Reis é irmanada desde 2002. 

Secretarias relacionadas: