Semana do Agricultor

Festa encerra Semana do Agricultor em Angra

Terça-Feira, 31/07/2007 | .

Para comemorar o Dia do Agricultor, instituído no dia 28  de julho, dia do aniversário de criação do  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que este ano completa 145 anos de existência, a Secretaria Municipal de Agricultura preparou uma semana de eventos entre os dias 23 e 27. Foram palestras voltadas para o perfil rural de Angra dos Reis sobre a “Cultura do Palmito”, “Pisicultura”, “Bananicultura”, “Vacinação Bovicultura”, “Cultura do Aipim”, e “Qualidade de Vida”.
            Além das palestras teve um Curso de Doma de Racional de Cavalo, que ensinou a domar o animal sem maltratá-lo. A entrega dos certificados aconteceu na manhã de sábado, dia 28, Dia do Agricultor, em uma grande festa na sede da Comisflu, na Japuíba. Com a presença do secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, do secretário de Agricultura, José Maria Novaes e do vereador Aguilar Ribeiro famílias das áreas rurais do município comemoraram a data. Como a família de Maria do Nascimento dos Ramos, de 87anos. Moradora na Serra D’ Água ela criou seus oito filhos com a lavoura da mandioca, do milho e do mamão e fez questão de ir com a família à festa. 
            Tinha produtor de diversas localidades do município: Zungú, Monsuaba, Banqueta, Bracuí, Areal e Perequê. Foram recebidos com um café da manhã, também teve apresentação de dança e sorteio de brindes.  Um almoço dançante encerrou com chave de ouro os festejos alusivos ao Dia do Agricultor que em Angra somam cerca de 800 pessoas cujas principais culturas são: a banana, os palmitos pupunha e açaí e a mandioca. Segundo o secretário de Agricultura, José Maria Novaes estás duas últimas culturas são novas, mas vem despontando nos últimos anos na preferência dos produtores da região.
Pouca gente sabe, mas Angra dos Reis ocupa o primeiro lugar no ranking de produção de palmito no Estado do Rio de Janeiro As plantações vão desde o pequeno agricultor, atendido pela Prefeitura com fornecimento de mudas e   orientação técnica, até o grande produtor que desenvolve a cultura com recursos próprios e revende seu produto beneficiado até no Rio de Janeiro. Para interessados em produzir o palmito pupunha a Prefeitura oferece um apoio, através da Secretaria de Agricultura, na Rua Teixeira Brandão, 140, 3º andar, Centro da cidade. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3365.7553. 
 

Secretarias relacionadas: