Angra é ouro no Pan Rio 2007

Angrense ganha medalha de ouro no Pan-Americanos Rio-2007

Sábado, 28/07/2007 | .

             Na tarde deste sábado, dia 28, o velejador angrense  Daniel Rabha Nunes Santiago, conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007. Com sua equipe formada por Mauricio Santa Cruz, Carlos Jordão, Alexandre Silva, Daniel Santiago conquistou mais uma medalha de ouro par o Brasil na classe J-24. 
            Eles fizeram bonito e bateram os argentinos Alejo Rigoni, Sebastian Peri, Joaquin Duarte e Gustavo Gonzalez (prata) e os canadenses Rossi Milev, Mike Wolfs, Mark Goodyaer e Erwyn Naidoo (bronze). Mesmo com um atleta contundido (João Carlos Jordão), e as ações limitadas, a equipe brasileira, que é a atual bicampeã mundial conquistou a medalha de ouro na categoria com o veleiro Bruschetta. 
            Daniel   foi uma das 17 pessoas que a Prefeitura indicou para conduzir a Tocha do Pan-Americano   durante sua passagem por Angra dos Reis no dia 9 de julho. Ele conduziu a Chama da Tocha (em uma lanterna),  em seu percurso marítimo até a Vila do Abraão, Ilha Grande. A Chama foi entregue ao velejador nas Ilhas Botinas. Em um veleiro ele contornou as ilhas, um dos mais belos cartões postais de Angra. Depois, a Chama Pan-americana seguiu de lancha até a Lagoa Azul, ponto turístico da Baía da Ilha Grande, conhecido internacionalmente por suas águas claras e convidativas a um mergulho. Mais uma vez, Daniel Santiago conduziu a Chama, velejando em meio a barcos repletos de crianças moradoras de várias comunidades da Ilha Grande. Este foi um dos momentos marcantes da passagem da Tocha do Pan em Angra, pois em pleno mar, estava o futuro do país, valorizando o símbolo da paz.
            Daniel é assessor jurídico da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra). Ele tem de 28 anos e sua   história de sucesso começou cedo. O atleta conheceu o mundo das   velas aos 6 anos, no Bracuí, encarando o esporte como um hobby e ao longo de sua vida fez uma carreira de sucesso. Além de bicampeão mundial na classe J-24, foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003. Em 2005, também no “Bruschetta”, conquistou na França, o vice-campeonato Europeu de Iatismo na Classe J/24.
             Filho de Cláudio Nunes Santiago e de Ana Amélia Rabha, Daniel está em entre os grandes nomes mundiais do esporte, na função de regulador de vela. Ele divide seu tempo entre o trabalho na TurisAngra e o esporte que abraçou. Dedica feriados e fins de semana ao treinamento, os horários que sobram durante a semana ao treinamento físico. As férias ele tira ao longo do ano, em períodos de uma semana, para participar das competições.
            Daniel e seus companheiros de equipe tripulantes do “Bruschetta” conquistaram o primeiro Campeonato Mundial no ano passado na Austrália. O bicampeonato   foi conquistado em março deste ano na cidade Puerto Vallarta (México), da qual Angra dos Reis é irmanada desde 2002.  Uma feliz coincidência já que o objetivo   do Programa de Cidades-Irmãs, criado depois da II Guerra Mundial, é promover a cooperação internacional e a diplomacia entre os povos.

Secretarias relacionadas: