Um passo para o fim das filas

Até o momento ficou decidido que as agências abrirão uma hora mais cedo para atender os idosos

Quinta-Feira, 19/07/2007 | .

Os gerentes das agências bancárias deram um passo no sentido de minorar a situação das longas filas e o tempo de espera nelas. Após uma reunião entre eles na semana passada, chegaram a um consenso: abrir as agências uma hora mais cedo para atender os idosos, nos primeiros seis dias de cada mês. A medida entrará em vigor a partir de 1ª de agosto. Essa atitude ocorreu em função da pressão que a Prefeitura tem feito junto aos gerentes para que ofereçam alternativas para que a Lei Municipal Nº. 800, criada em 14 de dezembro de 1998 seja cumprida. Ou seja, ela estabelece para dias normais a permanência de até de 30 minutos dos usuários nas filas, e nos dias atípicos, como vésperas e dias depois de feriados, de até 45 minutos. O que não ocorre mesmo com as freqüentes multas aplicadas pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. As multas, segundo o departamento, são baixas: R$ 1 mil, R$ 2 mil; R$ 3 mil; R$ 5 mil e R$ 10 mil.
- Precisamos rever esses valores, eles são irrisórios diante do caos que as filas causam aos clientes, especialmente, aos idosos. A Prefeitura está preocupada com a situação, já que a penalidade extrema seria o fechamento da agência, e não interessa para o Município que isso ocorra, não iria resolver a situação de ninguém - disse a secretária Elizabeth Brito.
Diante deste quadro, o prefeito Fernando Jordão assumiu o controle da situação a pedido da população e tem realizado reuniões com os gerentes das agências bancárias instaladas na região. E desde o dia de 10 de julho tem se pensado em formas para melhorar a situação.
Durante as reuniões várias propostas foram apresentadas, mais a maioria foi descartada já que depende da direção geral do banco a decisão final. As que vão ser discutidas, para a realização em longo prazo, é a criação de uma ilha com caixas eletrônicos de todas as agências no Centro e a instalação de outras agências no Município.
De concreto, até agora, resolveu-se que será confeccionada pelos bancos cartilha informativa sobre o uso dos terminais eletrônicos. O objetivo e fazer com que os clientes realizem as suas transações bancárias com rapidez e eficiência. A Prefeitura oferecerá ajuda com aulas de práticas bancárias no Tecl@r.
Essas medidas foram tomadas devido as alegações dos gerentes. Segundo eles, a demora no atendimento se dá, porque a grande maioria dos usuários não sabe utilizar os terminais eletrônicos. Mas todos concordam que deveria haver mais funcionários.

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