Teve início na manhã desta terça-feira, dia 17, a 2ª edição da Colônia de Férias Ambiental da Prefeitura de Angra. A programação começou às 9h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, e contou com a presença de 28 crianças da rede pública de ensino.
O projeto que foi idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano tem por objetivo “integrar a comunidade com a questão ambiental, através de disseminação de idéias e conceitos sobre prevenção, preservação e recuperação do meio”, explica a secretária Elisabeth Brito.
- O projeto, abraçado pelo prefeito Fernando Jordão e pelo Secretário Bento Pousa Costa, envolve alunos das escolas municipais e crianças das comunidades em diversas atividades como passeios, plantios, recolhimento de lixo e outras mais, em ilhas, manguezais, matas e praias, durante o período de férias escolares, - esclarece a secretária de Meio Ambiente, Elisabeth Brito.
Nesta segunda edição, o projeto irá contemplar 56 crianças, distribuídas em duas turmas, no período de 17 a 27 de julho.
Na abertura do evento, a bióloga Gabriela Kosarczuk, bastante empolgada com a participação das crianças no evento, falou sobre a expectativa de toda a equipe que está trabalhando no projeto.
- Queremos formar crianças para que elas se tornem agentes multiplicadores. E a formação se dá com bastante diversão, já que elas aprendem brincando, - afirmou ela.
A primeira atividade do dia foi um lanche, mas depois a criançada pode se divertir com a peça teatral de Mário dos Anjos, “Sem árvores não dá”. A todo instante as crianças interagiam com os atores, participando e observando com atenção o conteúdo abordado.
Após o teatro, as crianças assistiram ao vídeo sobre “Aquecimento Global”, onde puderam conhecer mais a respeito de um assunto tão comentado na atualidade. A estudante Taís Carvalho dos Santos Pires, de 7 anos, disse que é importante participar do projeto para aprender o que é aquecimento global e qual é a importância de se preservar a natureza.
Outra criança que fez questão de mostrar que aprendeu a lição foi Jovane Silva dos Santos, estudante da E.M. Dr. Lauro Travassos. Ele pediu para as pessoas não poluírem os rios e não desmatarem as matas, porque isso prejudica o próprio homem.
Inicialmente, uma caminhada na trilha de Porã marcaria o primeiro dia do evento, mas a abertura do projeto foi transferida para o CEA. A programação sofreu uma modificação devido à previsão de chuvas para o município., mas os coordenadores do projeto garantiram que isso não prejudicou a realização da abertura evento.
O projeto inclui ainda a visita ao Aterro Sanitário do Ariró, caminhadas em Trilhas Ecológicas e passeios à Ilha da Gipóia. Um grupo de mobilizadores e de biólogos da Secretaria de Meio Ambiente acompanham as crianças em todas as atividades, explicando e ensinando sobre educação ambiental. Todas as crianças que participam do projeto recebem camisa, boné, cartilha com conteúdo didático sobre o meio ambiente e lanche.
Outras 115 crianças de diversos bairros do município já participaram do projeto em sua primeira edição, de dezembro de 2006 à janeiro deste ano. Desta vez, o projeto ainda conta com a parceria da Eletronuclear, que apadrinhou o projeto após conhecê-lo melhor.
PROGRAMAÇÃO:
Dias 17 e 24 (terça-feira)
7h30 às 8h – embarque das crianças
9h – chegada na trilha de Porã / lanche
9h30 – caminhada pela trilha
11h30 – embarque das crianças
12h30 – almoço
13h – volta pra casa
Dias 18 e 25 (quarta-feira)
7h30 às 8h – embarque das crianças
9h – chegada no aterro / lanche
9h30 – caminhada pelo aterro / mini-palestra sobre o aterro
11h30 – embarque das crianças
12h30 – almoço
13h – volta pra casa
Dias 19 e 26 (quinta-feira)
7h30 às 8h – embarque das crianças
9h – chegada no CEA / lanche
9h30 – mini-palestra “Aquecimento Global”
10h – teatro “Sem árvore não dá”
10h30 – oficina de recicláveis
12h30 – almoço
13h – volta pra casa
Dias 20 e 27 (sexta-feira)
7h30 – embarque das crianças
8h15 – embarque no Cais de Turismo
8h30 – lanche na embarcação
9h – chegada à Gipóia
9h15 – mini-palestra “Caminho do lixo”
9h30 – caminhada na trilha até a Praia de Jurubaíba
11h30 – embarque das crianças
12h30 - almoço
13h – volta pra casa