Boas notícias para os moradores de Angra dos Reis. Na semana passada o prefeito Fernando Jordão e o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, se reuniram com o governador Sérgio Cabral, no Rio. Eles receberam o sinal verde do governador para iniciar os estudos técnicos que levem o Município, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) – uma autarquia criada em 2002 – a assumir a Cedae. O diretor da Cedae, Wagner Victer, se prontificou a ajudar no que fosse necessário.
O diretor do SAAE, Carlos Alberto Marcatti, técnicos da autarquia e da Cedae, e o vereador Essiomar Gomes, estiveram na quinta-feira, 12, por determinação do prefeito, visitando áreas sob a responsabilidade da companhia. Neste primeiro momento estão sendo identificados e cadastrados os usuários que usufruem o benefício da tarifação diferenciada.
A municipalização da Cedae pelo SAAE iniciou-se há dois anos, quando começou o projeto para desenvolver no Município as áreas de saneamento e abastecimento de água. O projeto foi aprovado na Câmara Municipal com o pedido de empréstimo financeiro ao Banco Mundial.
-Não teria consistência pagarmos este financiamento e investirmos também em área da Cedae, que ficaria com a arrecadação das tarifas. Em vista, também, dessas ações mais duras realizadas pela companhia, nós resolvemos assumir de vez este compromisso que oferecerá mais qualidade nos serviços prestados à população, - adiantou o secretário Bento.
O projeto de abastecimento de água e saneamento está orçado em cerca de 100 milhões de reais. Ele oferecerá soluções de abastecimento por no mínimo de 30 anos. Além da água abundante, a Baía da Ilha Grande será preservada. Redes de água passarão por todo município e a captação será feita no Bracuí.
Para que a transição seja realizada foi formado um grupo de trabalho. A equipe avaliará a engenharia e a parte econômica da transferência da Cedae para o SAAE. Devido ao tamanho da estrutura, o SAAE passará de autarquia para companhia.
- A previsão é que até o final do ano todo o processo esteja finalizado. A nova companhia terá autonomia e sua própria gestão, - lembrou o secretário.