A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, continua a promover ações que envolvam a comunidade com a questão ambiental. A política de inclusão sócio-ambiental já foi deslanchada com várias propostas. A meta delas é formar agentes multiplicadores de idéias e conceitos sobre prevenção, preservação e recuperação do meio ambiente. Um desses instrumentos foi a criação Colônia de Férias Ambiental de Angra dos Reis. A primeira aconteceu de dezembro de 2006 a janeiro deste ano. A 2º será entre os dias 17 e 27 de julho e vai contemplar 40 crianças das Caputeras I e II.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito, explicou que o evento leva a educação ambiental às crianças de forma lúdica, ou seja, elas aprendem se divertindo. É voltada em especial às crianças de rede pública de educação, moradoras em áreas de grande importância ambiental para o Município.
- Queremos que as crianças conheçam vejam o meio ambiente de outra forma, pois estão cercadas de belezas naturais e não entendem a importância da preservação desses lugares. Queremos formar adultos cientes da riqueza dos ecossistemas que existem em Angra, - explicou Elizabeth Brito.
As crianças irão participar de atividades no Centro de Estudos Ambientais (CEA), no Aterro Sanitário do Ariró, de Trilhas Ecológicas e de passeios à Ilha da Gipóia. Tudo acompanhado de biólogos e mobilizadores ambientais. As atividades no mar também serão acompanhadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil Municipal. A segunda edição da Colônia de Férias Ambiental será patrocinada pela Eletronuclear que resolveu apadrinhar o projeto depois de conhecê-lo.
1ª Colônia de Férias Ambiental de Angra dos Reis é um desses instrumentos. No período de dezembro de 2006 a janeiro deste ano, 115 crianças foram contempladas com o projeto. As crianças participaram de atividades no Centro de Estudos Ambientais (CEA), Cataguás e no Aterro Sanitário do Ariró. Participaram crianças dos bairros do Belém, Gamboa, Monsuaba, Morro da Carioca, Camorim, Bonfim, Morro da Cruz, Japuíba, Balneário, Centro, Morro do Carmo, Parque das Palmeiras e Sapinhatuba.
Programação:
Dias 17 e 24 – Terça-feira
7h30 às 8h: Embarque das Crianças
9h: Chegada na Trilha de Porá / lanche
9h30: Caminhada pela trilha
11h30: Embarque das crianças
12h30: Almoço
13h: Volta pra casa
Dias 18 e 25 - Quarta-feira
7h30 às 8h: Embarque das Crianças
9h: Chegada no Aterro / lanche
9h30: Caminhada pela Aterro / Mini-palestra sobre o Aterro
11h30: Embarque das crianças
12h30: Almoço
13h: Volta pra casa
Dias 19 e 26 – Quinta-feira
7h30 às 8h: Embarque das Crianças
9h: Chegada no CEA / lanche
9h30: Mini-palestra “Aquecimento Global”
10h: Teatro – “Sem árvore não dá”
10h30: Oficina de Recicláveis
12h30: Almoço
13h: Volta pra casa
Dias 20 e 27 – Sexta-feira
7h30: Embarque das Crianças
8h15: Embarque Cais de Turismo
8h30: Lancha na embarcação
9h: Chegada à Gipóia
9h15: MIni-palestra – “Caminho do Lixo”
9h30: Caminhada na trilha até a Praia de Jurubaíba
11h30: Embarque das crianças
12h30: Almoço
13h: Volta pra casa