A Prefeitura de Angra dos Reis está trabalhando aceleradamente e com bastante entusiasmo para iniciar o Projeto “Luz e Arte” que ilumina e enfeita a cidade para um dos momentos mais bonitos e significativos do ano, que é o período natalino.
O projeto traz neste ano mais uma boa novidade que á montagem comunitária das árvores de natal nos principais trevos da cidade, uma maneira positiva encontrada pela Prefeitura de Angra para unir as comunidades em um projeto de embelezamento artesanal e conscientização ambiental, pois cada árvore reaproveitará cerca de 5 a 6 mil garrafas pets de 2 litros.
Dando o pontapé inicial do projeto, na tarde do dia 10, a Secretária de Meio Ambiente, Elizabeth Brito, se reuniu com diversos representantes de associações de moradores da cidade e das Subprefeituras do municípío para dar detalhes sobre o projeto de montagem e premiação das árvores de natal que serão montadas nos trevos da Garatucaia, Monsuaba, Jacuecanga, Camorim, Entrada da Cidade, Praia do Anil, Morro da Cruz, Areal, Ribeira, Brachuy, Frade, Mambucaba e Serra DÁgua.
A Prefeitura premiará os grupos de pessoas que confeccionarem os cinco melhores trabalhos com viagens para um final de semana completo em cidades turísticas do Brasil. O primeiro lugar ganhará uma viagem para Gramado (RS), o segundo para São Lourenço (MG), o terceiro para Penedo (RJ), o quarto para Paraty (RJ) e do quinto em diante para a baía da Ilha Grande. Todos os quatro primeiros grupos colocados também serão premiados com passeios pela baía de Angra.
As comunidades que participarão do projeto de montagem das árvores de natal deverão ser representadas cada uma por grupos de vinte pessoas dos bairros próximos aos trevos, como por exemplo, no trevo do Camorim poderão participar moradores do Camorim e do Camorim Pequeno; no trevo do Morro da Cruz, participarão comunidades dos Morros da Glória, da Cruz, do Encruzo e da Enseada.
Cada grupo terá uma artesã escolhida pela comunidade e treinada pela Secretaria de Meio Ambiente para coordenar os trabalhos nos bairros. Junto às comunidades, a Prefeitura também manterá a arquiteta Cláudia Maria Freitas, que será a coordenadora geral do projeto. Será ela quem se reunirá periodicamente com os grupos das comunidades para passar todas as informações para que as árvores sejam construídas até o final de novembro no mesmo padrão e com a mesma beleza.
A arquiteta que já desenvolve este tipo de construção de árvores com bastante desenvoltura está confiante no resultado final do trabalho.
_ Este projeto criado pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Meio Ambiente tem tudo para dar certo porque Angra já é por natureza uma das mais belas regiões do Brasil e do mundo e seus moradores são muito hospitaleiros por natureza. Acredito que vai ser fácil uni-los em torno do projeto que além de deixar a cidade bem mais bonita, vai ajudar na preservação ambiental retirando milhares de garrafas pets do meio ambiente e transformando-as em flores – afirmou ela.
As árvores de natal terão cerca de 4 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Serão enfeitadas por lâmpadas, holofotes e milhares de flores que serão feitas de garrafas pets pintadas nas cores branca, vermelha, verde e dourada. As comunidades ficarão livres para escolher o projeto de montagem e fazer as combinações das cores.
Os representantes das associações de moradores levarão os projetos adiante e receberão também o apoio das Subprefeituras de Angra para tudo que necessitarem.
O Projeto Luz e Arte, em sua totalidade, é realizado principalmente por 4 secretarias municipais: Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Cultura, Esportes e Eventos; Turisangra; e Obras e Serviços Público. Através dele, a Prefeitura de Angra ilumina ruas e praças com motivos natalinos , realiza concursos de fachadas e vitrines, constrói árvores nas praças e agora está inovando incentivando as comunidades a se unirem em prol de um projeto comum. O projeto é aberto para todas as pessoas que se interessarem. Mais informações nas associações de moradores de cada localidade.