III Jornada Pedagógica - 2007

Prefeitura promove 3ª Jornada Pedagógica, destinada aos profissionais da área, entre os dias 16 e 20.

Segunda-Feira, 09/07/2007 | .

Ciente de que a educação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e visando fortalecer e resgatar, ainda mais, a função transformadora dos profissionais do setor e garantir a qualidade do processo educativo. A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, promove 3ª Jornada Pedagógica de Angra dos Reis. O evento faz parte do Programa de Educação Continuada e contará com a presença de renomados conferencistas. Este ano as inscrições serão solidárias, ou seja, serão arrecadados mantimentos que serão doados aos menos favorecidos, através de diversas instituições de caridade e da Secretaria Municipal de Ação Social.
O objetivo principal da Jornada Pedagógica é oferecer aos educadores da região, reflexões no sentido de consolidar cada vez mais a proposta do Documento de Organização Curricular, que tem a Transversalidade, Valorização do Profissional de Educação e Política de Inclusão, como eixos norteadores. O evento será importante para a troca de experiências e para o estímulo de novas idéias e práticas que aliados aos projetos em curso no nosso município, estão transformando verdadeiramente a educação e a qualidade de vida das pessoas.
             Jornada Pedagógica é aberta a todos os professores de região e é realizado em parcerias com empresas com responsabilidade social. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo tel.: (24) 3365.51.62 ou pelo site www.angra.rj.gov.br . Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição ou de participação, nem será obrigatória, aos Educadores da Rede Municipal de Ensino, à entrega dos mantimentos para participação na Jornada.
 
Locais do evento
 
Colégio Naval de Angra dos Reis
Avenida Marquês de Leão, s/nº - Centro – Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3365-0337.
 
Teatro Municipal Dr Câmara Torres
Rua Arcebispo Santos, s/nº - Centro – Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367-1051.
 
UniAbeu
Rua Bruno Andréa, 38 - Parque das Palmeiras - Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367 - 1056.
 
CEA – Centro de Estudos Ambientais.
Av. Caravelas, s/n – Praia da Chácara - Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367 – 6531 / 3377 - 8495.
 
 
 
Programação:
 
16/07/2007 (Segunda-feira):

Atividade 1 – Abertura e Atu@lizar
 
Manhã – Colégio Naval
 
8h às 9h – Credenciamento e Coffee Break.
9h às 9h30 – Abertura Oficial.
9h30 às 12h – Palestra com a Subsecretária Rita Salomão.
Tema: O fazer administrativo numa perspectiva pedagógica.
 
Tarde - UNIABEU
 
13h às 16h30 – Oficinas do Atu@lizar.
16h30 às 17h - Coffee Break.
 
 
Atividade  2 - II Seminário de Sexualidade Humana
 
Manhã - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
 
8h às 9h – Credenciamento e Coffee Break.
9h às 10h30min – Palestra com Sandra Baptista.
Tema: Sexualidade: Prevenção e Prazer.
10h30min às 12h - Palestra com Rogério Costa.
Tema: Gênero e a Prática Educativa.
 
Atividade 3 - Oficinas do II Seminário de Sexualidade Humana
 
Tarde - UNIABEU
 
14h às 16h – Oficinas do II Seminário de Sexualidade Humana.
 
16h as 16h30min - Coffee Break.
 
Atividade 4 - I Encontro de Conselhos de Escolas
 
Noite - Colégio Naval
 
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30min – Palestra de Ângela Antunes.
Tema: A importância dos Conselhos de Escola, sua prática e os papéis de cada um para uma gestão compartilhada.
 
17/07/2007 (Terça-feira):
 
Atividade 5 – IV Seminário de Pedagogos da Costa Verde
 
Manhã - Colégio Naval
 
8h30 às 9h30 – Credenciamento e Coffee Break.
9h30 às 12h – Palestra com Nilda Teves.
Tema: Referencial Curricular e Projeto Político Pedagógico e a gestão compartilhada: desafios assumidos.
 
Tarde - Colégio Naval
 
13h30 às 16h30 – Mesa-Redonda.
Moderador: Sonia Nikitiuk.
Componentes: representantes de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba.
16h30 às 17h - Coffee Break.
 
Atividade 6 – I Seminário do Ensino de Ciências Naturais
 
Manhã - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
 
8h às 9h – Credenciamento e Coffee Break.
9h às 12h – Mesa-redonda
Moderador: Martha Marandino.
Componentes: Sandra Escovedo Selles, Márcia Serra Ferreira e Ana Cléa Ayres.
 
Tema: O Ensino de Ciências Naturais hoje.
Tarde - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
14h às 15h30min – Palestra com Danielle Grynszpan
Tema: Projeto ABC na Ciência.
15h30 às 16h30 – Sergio Aníbal e Lélio de Souza.
Tema: O mar e a juventude de Angra dos Reis.
16h30 às 17h - Coffee Break..
 
 
Atividade 7 – II Seminário de Alfabetização e Letramento
 
Noite – Colégio Naval
 
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30 – Palestra com Sandra Bozza.
Tema: O trabalho com o texto e a transversalidade dos conteúdos.
 
 
Atividade 8 – Oficinas do I Seminário do Ensino de Ciências Naturais
 
Noite - UNIABEU
 
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30 – Mini-cursos e oficinas.
 
18/07/2007 (Quarta-feira)
 
Atividade 9 – VII Seminário de Educação Especial.
 
Manhã - Colégio Naval
8h30min às 9h30min – Credenciamento e Coffee Break.
9h30min às 12h – Abertura e palestras com representantes do MEC.
Tarde - Colégio Naval.
 
13h30mim às 16h30min - Rubens Watnsztern.
 
Tema: Inclusão: uma visão multiprofissional.
16h30min às 17h - Coffee Break
 
Atividade 10 – Oficinas do VII Seminário de Educação Especial.
 
Noite - UNIABEU
 
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break
19h às 21h30min – Oficinas.
 
Atividade 11 – III Encontro de Merendeiras
Manhã – Teatro Municipal Dr Câmara Torres
 
8h30min às 9h30min – Credenciamento e Coffee Break.
9h30min às 12h – Encontro de Merendeiras.
 
Atividade 12 – II Encontro de Zeladores
 
Tarde – Teatro Municipal Dr Câmara Torres
 
14h às 16h30mim – Encontro de Zeladores.
16h30min às 17h - Coffee Break.
 
Atividade 13 – I Encontro de EJA
Noite – Teatro Municipal Dr Câmara Torres
 
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break
19h às 20h30min – Palestra com Lino de Macedo.
Tema: Aspectos psicológicos do aluno da EJA.
 
 
19/07/2007 (Quinta-feira):

Atividade 14 – III Pense Diferente!
 
Manhã - Colégio Naval
 
8h30min às 9h30min – Credenciamento e Coffee Break.
9h30mim às 12h – Palestra com Gabriel Junqueira.
Tema: Propostas pedagógicas para a educação Infantil: do passado recente aos desafios do presente.
 
Tarde - Colégio Naval
 
13h30min às 16h30min – Atividades com foco na prática.
16h30min às 17h - Coffee Break.
 
Atividade 15 – II Encontro das Artes
 
Noite - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
 
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break
19h às 21h30min – Palestra com Ricardo Lima.
Tema: Artesanato e artes caiçaras: o caso dos barquinhos de mamanguá e da cestaria guarani.
 
Atividade 16 – I Seminário de Geografia e História
 
Manhã -Teatro Municipal Dr Câmara Torres
 
8h às 9h – Credenciamento e Coffee Break.
9h às 12h – Mesa-redonda
Moderador: Sonia Castellar.
Componentes: Ernesta Zamboni e Marcos Couto.
Tema: Currículo.
 
Tarde – UNIABEU
 
14h às 16h30min – Grupos de Trabalho do I Seminário de Geografia e História.
16h30min às 17h - Coffee Break..
 
Noite – Centro de Estudos Ambientais – CEA
 
18h às 19h30min – Plenária do I Seminário de Geografia e História.
 
20/07/2006 (Sexta-feira):
 
Atividade 17 – Palestra
Manhã - Colégio Naval
 
8h30min às 9h30min – Credenciamento e Coffee Break.
9h30mim às 12h – Palestra com José Pacheco (Portugal).
Tema: O conceito de projetos no contexto da Escola da Ponte.
 
 
Tarde - Colégio Naval
Atividade 18 – Palestra
 
13h às 14h – Credenciamento.
14h às 16h30min – Palestra com Elvira Souza Lima
Tema: Fundamentos da neurociência para a (inter)relação entre as áreas do conhecimento.
 
 
Tabela Solidária:
Importante: O Educador que desejar poderá aumentar as quantidades abaixo discriminadas.
 
                                                                                 
Data
Nº da
Ativ.
Atividade e/ou
Palestrante
Local/
Turno
SUGESTÃO de Participação Solidária - Educadores da Rede
Participação Solidária –
Outros Educadores
16/07
01
Atu@lizar
Rita Salomão
C. Naval /M.
Uniabeu /T.
1lata de óleo de soja
3 latas de óleo de soja
16/07
02
Seminário de Sexualidade
Rogério e Sandra
Teatro
M.
1 lata de leite em pó
3 latas de leite em pó
16/07
03
Oficinas de Sexualidade
Humana
Uniabeu
T.
1 Kg de café
3 Kg de café
16/07
04
Conselho de Escolas/
Ângela Antunes
C. Naval
N.
1 Kg de arroz
3 Kg de arroz
17/07
05
Seminário de Pedagogos
Nilda Tevês e Sonia N.
C. Naval
M./T.
1 Kg de arroz
3kg de arroz
17/07
06
Seminário de Ciências
Martha M. e outros
Teatro
M./T.
1 Kg de feijão
3 Kg de café
17/07
07
Seminário Alfabetização
Sandra Bozza
C. Naval
N.
1 brinquedo masculino e 1 feminino.
3 brinquedos masculinos e 3 femininos
17/07
08
Seminário de Ciências
Oficinas
Uniabeu
N.
1 Kg de feijão
3 Kg de feijão
18/07
09
Seminário Ed. Especial
MEC Rubens Watnsztern
C. Naval
M./ T.
1 lata de leite em pó
3 latas de leite em pó
18/07
10
Seminário Ed. Especial
Oficinas
Uniabeu
N.
1 Kg de fubá
3 Kg de fubá
18/07
11
Encontro de Merendeiras
Teatro
M.
1 Kg de açucar
3 Kg de açucar
18/07
12
Encontro de Zeladores
 
Teatro
T.
1 Kg de fubá
3 Kg de fubá
19/07
13
I Encontro da EJA
Lino de Macedo
Teatro
N.
1 Kg de fubá
3 Kg de fubá
19/07
14
Pense Diferente – Ed Inf.
Gabriel Junqueira
C. Naval
M./ T.
1 brinquedo masculino e 1 feminino.
3 brinquedos masculinos e 3 femininos
19/07
15
Encontro Artes
Ricardo Lima
Teatro
N.
1 Kg de farinha de mandioca
3 Kg de farinha de mandioca
19/07
16
Seminário Geografia
Sônia Castellar e outros.
Teatro/ M Uniabeu / T
CEA / N.
1 Kg de arroz
3 Kg de café
20/07
17
José Pacheco
(Portugal)
C. Naval
M.
1 lata de Leite em Pó
3 Latas de Leite em Pó
20/07
18
Elvira Souza lima
 
C. Naval
T.
1 Kg de feijão
3 Kg de Feijão
 
 
Inscrições e Informações Importantes:
 
ì    As inscrições solidárias serão realizadas na SEC, deste município, respeitando a ordem de chegada, o limite de vagas de cada atividade e o fornecimento do respectivo item da Tabela Solidária.
ì    Todos os mantimentos e brinquedos arrecadados serão encaminhados, exclusivamente, como doação para as mais diversas instituições de caridade de nossa cidade e para a Secretaria de Ação Social. Ao final da Jornada serão feitas entregas simbólicas para as instituições contempladas.
ì    Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição ou de participação, nem será obrigatória, aos Educadores da Rede Municipal de Ensino, à entrega de produto para participação na Jornada .
ì    Os Educadores da Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis, têm prioridade no período de 04 a 22 de junho de 2007.A partir do dia 25 de junho de 2007, a Secretaria preencherá as vagas restantes, de acordo com a lista de espera, independentemente do educador pertencer ou não à Rede Municipal de Ensino.
ì    Todos os participantes deverão inscrever-se obrigatoriamente por atividade, preenchendo previamente a Ficha de Inscrição, de acordo com seu interesse. Esta ficha deverá ser apresentada no credenciamento de cada atividade. Ela é o comprovante de inscrição.
ì    Parte das vagas será reservada para educadores convidados de Angra e demais municípios.
ì    Os educadores que não pertencem à Rede Municipal de Ensino, deverão fazer a inscrição, após o dia 25 de junho de 2007, caso existam vagas, respeitando-se a lista de espera da Secretaria, para cada atividade e mediante a entrega opcional dos itens da Tabela Solidária. Será permitida a inscrição antes desta data, para as atividades que possuem grande numero de vagas. Nesses casos, a consulta deverá ser feita no local de inscrição.
ì    As Fichas de Inscrição estarão disponíveis na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angra dos Reis, nas Escolas municipais ou pelo site: www.angra.rj.gov.br, a partir do dia 04/06/2007.
ì    No ato da inscrição, após a entrega da Ficha, devidamente preenchida, o participante receberá a mesma, com o carimbo  de Inscrição, correspondente a sua efetiva participação. Portanto, confira as informações, no ato do recebimento, pois não serão aceitas alterações posteriores.
ì    O comprovante de inscrição(Ficha) deverá ser apresentado no credenciamento de cada atividade, para a comprovação de freqüência, o certificado e a comprovação na Unidade Escolar.
ì    Comprovante rasurado e/ou danificado não será aceito.
ì    Os horários de início, término e intervalos variam de acordo com a programação.
No caso da palestra desejada ter alcançado o limite de vagas, o participante, após consulta aos responsáveis pela inscrição, poderá escolher outra que ainda possua vagas disponíveis.
 
 

Secretarias relacionadas: