Ciente de que a educação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e visando fortalecer e resgatar, ainda mais, a função transformadora dos profissionais do setor e garantir a qualidade do processo educativo. A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, promove 3ª Jornada Pedagógica de Angra dos Reis. O evento faz parte do Programa de Educação Continuada e contará com a presença de renomados conferencistas. Este ano as inscrições serão solidárias, ou seja, serão arrecadados mantimentos que serão doados aos menos favorecidos, através de diversas instituições de caridade e da Secretaria Municipal de Ação Social.
O objetivo principal da Jornada Pedagógica é oferecer aos educadores da região, reflexões no sentido de consolidar cada vez mais a proposta do Documento de Organização Curricular, que tem a Transversalidade, Valorização do Profissional de Educação e Política de Inclusão, como eixos norteadores. O evento será importante para a troca de experiências e para o estímulo de novas idéias e práticas que aliados aos projetos em curso no nosso município, estão transformando verdadeiramente a educação e a qualidade de vida das pessoas.
Jornada Pedagógica é aberta a todos os professores de região e é realizado em parcerias com empresas com responsabilidade social. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo tel.: (24) 3365.51.62 ou pelo site www.angra.rj.gov.br . Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição ou de participação, nem será obrigatória, aos Educadores da Rede Municipal de Ensino, à entrega dos mantimentos para participação na Jornada.
Locais do evento
Colégio Naval de Angra dos Reis
Avenida Marquês de Leão, s/nº - Centro – Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3365-0337.
Teatro Municipal Dr Câmara Torres
Rua Arcebispo Santos, s/nº - Centro – Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367-1051.
UniAbeu
Rua Bruno Andréa, 38 - Parque das Palmeiras - Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367 - 1056.
CEA – Centro de Estudos Ambientais.
Av. Caravelas, s/n – Praia da Chácara - Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367 – 6531 / 3377 - 8495.
Programação:
16/07/2007 (Segunda-feira):
Atividade 1 – Abertura e Atu@lizar
Manhã – Colégio Naval
8h às 9h – Credenciamento e Coffee Break.
9h às 9h30 – Abertura Oficial.
9h30 às 12h – Palestra com a Subsecretária Rita Salomão.
Tema: O fazer administrativo numa perspectiva pedagógica.
Tarde - UNIABEU
13h às 16h30 – Oficinas do Atu@lizar.
16h30 às 17h - Coffee Break.
Atividade 2 - II Seminário de Sexualidade Humana
Manhã - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
8h às 9h – Credenciamento e Coffee Break.
9h às 10h30min – Palestra com Sandra Baptista.
Tema: Sexualidade: Prevenção e Prazer.
10h30min às 12h - Palestra com Rogério Costa.
Tema: Gênero e a Prática Educativa.
Atividade 3 - Oficinas do II Seminário de Sexualidade Humana
Tarde - UNIABEU
14h às 16h – Oficinas do II Seminário de Sexualidade Humana.
16h as 16h30min - Coffee Break.
Atividade 4 - I Encontro de Conselhos de Escolas
Noite - Colégio Naval
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30min – Palestra de Ângela Antunes.
Tema: A importância dos Conselhos de Escola, sua prática e os papéis de cada um para uma gestão compartilhada.
17/07/2007 (Terça-feira):
Atividade 5 – IV Seminário de Pedagogos da Costa Verde
Manhã - Colégio Naval
8h30 às 9h30 – Credenciamento e Coffee Break.
9h30 às 12h – Palestra com Nilda Teves.
Tema: Referencial Curricular e Projeto Político Pedagógico e a gestão compartilhada: desafios assumidos.
Tarde - Colégio Naval
13h30 às 16h30 – Mesa-Redonda.
Moderador: Sonia Nikitiuk.
Componentes: representantes de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba.
16h30 às 17h - Coffee Break.
Atividade 6 – I Seminário do Ensino de Ciências Naturais
Manhã - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
8h às 9h – Credenciamento e Coffee Break.
9h às 12h – Mesa-redonda
Moderador: Martha Marandino.
Componentes: Sandra Escovedo Selles, Márcia Serra Ferreira e Ana Cléa Ayres.
Tema: O Ensino de Ciências Naturais hoje.
Tarde - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
14h às 15h30min – Palestra com Danielle Grynszpan
Tema: Projeto ABC na Ciência.
15h30 às 16h30 – Sergio Aníbal e Lélio de Souza.
Tema: O mar e a juventude de Angra dos Reis.
16h30 às 17h - Coffee Break..
Atividade 7 – II Seminário de Alfabetização e Letramento
Noite – Colégio Naval
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30 – Palestra com Sandra Bozza.
Tema: O trabalho com o texto e a transversalidade dos conteúdos.
Atividade 8 – Oficinas do I Seminário do Ensino de Ciências Naturais
Noite - UNIABEU
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30 – Mini-cursos e oficinas.
18/07/2007 (Quarta-feira)
Atividade 9 – VII Seminário de Educação Especial.
Manhã - Colégio Naval
8h30min às 9h30min – Credenciamento e Coffee Break.
9h30min às 12h – Abertura e palestras com representantes do MEC.
Tarde - Colégio Naval.
13h30mim às 16h30min - Rubens Watnsztern.
Tema: Inclusão: uma visão multiprofissional.
16h30min às 17h - Coffee Break
Atividade 10 – Oficinas do VII Seminário de Educação Especial.
Noite - UNIABEU
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break
19h às 21h30min – Oficinas.
Atividade 11 – III Encontro de Merendeiras
Manhã – Teatro Municipal Dr Câmara Torres
8h30min às 9h30min – Credenciamento e Coffee Break.
9h30min às 12h – Encontro de Merendeiras.
Atividade 12 – II Encontro de Zeladores
Tarde – Teatro Municipal Dr Câmara Torres
14h às 16h30mim – Encontro de Zeladores.
16h30min às 17h - Coffee Break.
Atividade 13 – I Encontro de EJA
Noite – Teatro Municipal Dr Câmara Torres
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break
19h às 20h30min – Palestra com Lino de Macedo.
Tema: Aspectos psicológicos do aluno da EJA.
19/07/2007 (Quinta-feira):
Atividade 14 – III Pense Diferente!
Manhã - Colégio Naval
8h30min às 9h30min – Credenciamento e Coffee Break.
9h30mim às 12h – Palestra com Gabriel Junqueira.
Tema: Propostas pedagógicas para a educação Infantil: do passado recente aos desafios do presente.
Tarde - Colégio Naval
13h30min às 16h30min – Atividades com foco na prática.
16h30min às 17h - Coffee Break.
Atividade 15 – II Encontro das Artes
Noite - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
18h às 19h – Credenciamento e Coffee Break
19h às 21h30min – Palestra com Ricardo Lima.
Tema: Artesanato e artes caiçaras: o caso dos barquinhos de mamanguá e da cestaria guarani.
Atividade 16 – I Seminário de Geografia e História
Manhã -Teatro Municipal Dr Câmara Torres
8h às 9h – Credenciamento e Coffee Break.
9h às 12h – Mesa-redonda
Moderador: Sonia Castellar.
Componentes: Ernesta Zamboni e Marcos Couto.
Tema: Currículo.
Tarde – UNIABEU
14h às 16h30min – Grupos de Trabalho do I Seminário de Geografia e História.
16h30min às 17h - Coffee Break..
Noite – Centro de Estudos Ambientais – CEA
18h às 19h30min – Plenária do I Seminário de Geografia e História.
20/07/2006 (Sexta-feira):
Atividade 17 – Palestra
Manhã - Colégio Naval
8h30min às 9h30min – Credenciamento e Coffee Break.
9h30mim às 12h – Palestra com José Pacheco (Portugal).
Tema: O conceito de projetos no contexto da Escola da Ponte.
Tarde - Colégio Naval
Atividade 18 – Palestra
13h às 14h – Credenciamento.
14h às 16h30min – Palestra com Elvira Souza Lima
Tema: Fundamentos da neurociência para a (inter)relação entre as áreas do conhecimento.
Tabela Solidária:
Importante: O Educador que desejar poderá aumentar as quantidades abaixo discriminadas.
Data | Nº da Ativ. | Atividade e/ou Palestrante | Local/ Turno | SUGESTÃO de Participação Solidária - Educadores da Rede | Participação Solidária – Outros Educadores |
16/07 | 01 | Atu@lizar Rita Salomão | C. Naval /M. Uniabeu /T. | 1lata de óleo de soja | 3 latas de óleo de soja |
16/07 | 02 | Seminário de Sexualidade Rogério e Sandra | Teatro M. | 1 lata de leite em pó | 3 latas de leite em pó |
16/07 | 03 | Oficinas de Sexualidade Humana | Uniabeu T. | 1 Kg de café | 3 Kg de café |
16/07 | 04 | Conselho de Escolas/ Ângela Antunes | C. Naval N. | 1 Kg de arroz | 3 Kg de arroz |
17/07 | 05 | Seminário de Pedagogos Nilda Tevês e Sonia N. | C. Naval M./T. | 1 Kg de arroz | 3kg de arroz |
17/07 | 06 | Seminário de Ciências Martha M. e outros | Teatro M./T. | 1 Kg de feijão | 3 Kg de café |
17/07 | 07 | Seminário Alfabetização Sandra Bozza | C. Naval N. | 1 brinquedo masculino e 1 feminino. | 3 brinquedos masculinos e 3 femininos |
17/07 | 08 | Seminário de Ciências Oficinas | Uniabeu N. | 1 Kg de feijão | 3 Kg de feijão |
18/07 | 09 | Seminário Ed. Especial MEC Rubens Watnsztern | C. Naval M./ T. | 1 lata de leite em pó | 3 latas de leite em pó |
18/07 | 10 | Seminário Ed. Especial Oficinas | Uniabeu N. | 1 Kg de fubá | 3 Kg de fubá |
18/07 | 11 | Encontro de Merendeiras | Teatro M. | 1 Kg de açucar | 3 Kg de açucar |
18/07 | 12 | Encontro de Zeladores | Teatro T. | 1 Kg de fubá | 3 Kg de fubá |
19/07 | 13 | I Encontro da EJA Lino de Macedo | Teatro N. | 1 Kg de fubá | 3 Kg de fubá |
19/07 | 14 | Pense Diferente – Ed Inf. Gabriel Junqueira | C. Naval M./ T. | 1 brinquedo masculino e 1 feminino. | 3 brinquedos masculinos e 3 femininos |
19/07 | 15 | Encontro Artes Ricardo Lima | Teatro N. | 1 Kg de farinha de mandioca | 3 Kg de farinha de mandioca |
19/07 | 16 | Seminário Geografia Sônia Castellar e outros. | Teatro/ M Uniabeu / T CEA / N. | 1 Kg de arroz | 3 Kg de café |
20/07 | 17 | José Pacheco (Portugal) | C. Naval M. | 1 lata de Leite em Pó | 3 Latas de Leite em Pó |
20/07 | 18 | Elvira Souza lima | C. Naval T. | 1 Kg de feijão | 3 Kg de Feijão |
Inscrições e Informações Importantes:
ì As inscrições solidárias serão realizadas na SEC, deste município, respeitando a ordem de chegada, o limite de vagas de cada atividade e o fornecimento do respectivo item da Tabela Solidária.
ì Todos os mantimentos e brinquedos arrecadados serão encaminhados, exclusivamente, como doação para as mais diversas instituições de caridade de nossa cidade e para a Secretaria de Ação Social. Ao final da Jornada serão feitas entregas simbólicas para as instituições contempladas.
ì Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição ou de participação, nem será obrigatória, aos Educadores da Rede Municipal de Ensino, à entrega de produto para participação na Jornada .
ì Os Educadores da Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis, têm prioridade no período de 04 a 22 de junho de 2007.A partir do dia 25 de junho de 2007, a Secretaria preencherá as vagas restantes, de acordo com a lista de espera, independentemente do educador pertencer ou não à Rede Municipal de Ensino.
ì Todos os participantes deverão inscrever-se obrigatoriamente por atividade, preenchendo previamente a Ficha de Inscrição, de acordo com seu interesse. Esta ficha deverá ser apresentada no credenciamento de cada atividade. Ela é o comprovante de inscrição.
ì Parte das vagas será reservada para educadores convidados de Angra e demais municípios.
ì Os educadores que não pertencem à Rede Municipal de Ensino, deverão fazer a inscrição, após o dia 25 de junho de 2007, caso existam vagas, respeitando-se a lista de espera da Secretaria, para cada atividade e mediante a entrega opcional dos itens da Tabela Solidária. Será permitida a inscrição antes desta data, para as atividades que possuem grande numero de vagas. Nesses casos, a consulta deverá ser feita no local de inscrição.
ì As Fichas de Inscrição estarão disponíveis na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angra dos Reis, nas Escolas municipais ou pelo site: www.angra.rj.gov.br, a partir do dia 04/06/2007.
ì No ato da inscrição, após a entrega da Ficha, devidamente preenchida, o participante receberá a mesma, com o carimbo de Inscrição, correspondente a sua efetiva participação. Portanto, confira as informações, no ato do recebimento, pois não serão aceitas alterações posteriores.
ì O comprovante de inscrição(Ficha) deverá ser apresentado no credenciamento de cada atividade, para a comprovação de freqüência, o certificado e a comprovação na Unidade Escolar.
ì Comprovante rasurado e/ou danificado não será aceito.
ì Os horários de início, término e intervalos variam de acordo com a programação.
No caso da palestra desejada ter alcançado o limite de vagas, o participante, após consulta aos responsáveis pela inscrição, poderá escolher outra que ainda possua vagas disponíveis.