Conselho Municipal do Idoso

Prefeitura e entidades se unem para melhorar ainda mais a vida das pessoas da 3ª idade e dos deficientes

Sexta-Feira, 29/06/2007 | .

Mais um instrumento foi criado esta semana com o objetivo de cumprir as políticas públicas voltadas para assistência ao idoso. Na quarta-feira, 28, no auditório do Centro de Especialidades Médicas (CEM), a secretária de Ação Social, Célia Jordão, conduziu a primeira assembléia pública para a eleição dos membros da sociedade civil que comporão o Conselho Municipal do Idoso. O Conselho é formado por representantes das secretarias de Ação Social, Saúde, Esportes, Cultura e Eventos, e Educação. As entidades eleitas são: Associação dos Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis; Associação dos Moradores do Morro do Moreno; Asilo São Vicente de Paulo e Adefar.
Os membros do Conselho, que já são envolvidos com trabalhos voltados para o idoso, terão o papel de fiscalizar, implementar e deliberar as políticas públicas de atenção ao idoso.
- O Conselho fecha o ciclo de assistência social, de uma série de ações já implementadas pela Secretaria de Ação Social no Município. O Conselho estreitará ainda mais a nossa relação com as pessoas da terceira idade, - disse a secretária Célia Jordão.
No dia seguinte foi a vez do Conselho Municipal dos Deficientes Físicos ser eleito. Foram escolhidos os membros de entidades que desenvolvem trabalho na área. Da Prefeitura fazem parte as secretarias de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ação Social, Esporte, Cultura e Eventos, Obras, Saúde e TurisAngra. Da sociedade civil seis compõem o conselho, mas só estiveram presentes ao encontro quatro: Adefar, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais; Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Pestalozzi.  

Secretarias relacionadas: