Vacinação atinge meta

Na primeira fase de vacinação contra a pólio em Angra, cerca de 13.800 crianças foram vacinadas

Quarta-Feira, 27/06/2007 | .

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra dos Reis comunica que a primeira fase da campanha de vacinação nacional contra a poliomielite no município atingiu a meta proposta com 96,05% de cobertura vacinal.
Foram vacinadas cerca de 13.800 crianças na primeira fase da campanha de vacinação realizada no dia 16 em todas as unidades de saúde do município e em diversos postos volantes espalhados pela cidade.
Desse total, 13.478 crianças estavam dentro da faixa de cobertura (crianças menores de 5 anos), e 403 fora da faixa mas que necessitavam da vacina por não terem participado da última campanha.
A segunda fase da campanha será feita no dia 25 de agosto e todas as crianças devem retornar ao postos para receber a segunda dose da vacina.
Nesta segunda fase, a Prefeitura pretende manter a mesma meta e imunizar contra a doença cerca de 15 mil  crianças menores de 5 anos de idade, independente do estado vacinal.
As mesmas recomendações serão válidas para a segunda fase de vacinação como levar o cartão de vacina, para atualizá-lo caso haja atrasos em outras vacinas.
         A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda. É causada pelo Poliovírus, do gênero Enterovírus, ou seja, que vivem e se reproduzem no intestino do ser humano.
            A Pólio é transmitida pelo contato direto entre as pessoas, pelas fezes e boca. Não há tratamento específico contra a doença. A melhor forma de prevenir é vacinando as crianças.
       O Brasil, desde 1994, detém o Certificado de Erradicação da Transmissão do Poliovírus. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais, a fim de impedir a reintrodução e a disseminação do poliovírus entre a população.
 
 
 
 

Secretarias relacionadas: