Semana do Meio Ambiente

Uma programação variada com eventos ligados ao meio ambiente acontece até está quarta-feira, dia 6.

Segunda-Feira, 04/06/2007 | .

Representantes das comunidades da Ilha Grande e de outros bairros do Município não deixaram de comparecer a mais uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor da Ilha Grande, que se realizou na segunda-feira, 4, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), durante a abertura da Semana do Meio Ambiente em Angra dos Reis. Este ano o tema do evento que acontece até quarta-feira, 6, é “Aquecimento Global”, assunto que tem sido bastante discutido em todo o mundo. O evento foi aberto pelo representante do prefeito Fernando Jordão, o chefe de Gabinete, João Massad, pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito e pela secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stella Salomão. Foram convidados a participar também da abertura, os vereadores Carlinhos Santo Antônio e o presidente da Câmara, Ricardo Dutra e o vice-presidente da Fundação Cecierj, Paulo César Arantes.
-Vemos em tantas outras cidades secretarias de Meio Ambiente que não podem trabalhar porque não há investimentos. Na nossa cidade é diferente. Tanto o prefeito Fernando Jordão quanto o secretário Bento (Pousa Costa), disponibilizam recursos e investem na nossa estrutura, o que nos possibilita executar ações necessárias de preservação do meio ambiente, - disse a secretária Elizabeth Brito, diante da constatação de todos os presentes que muito tem sido feito em Angra dos Reis para resolver questões ambientais.
- A Educação trabalha no sentido de desenvolver projetos que mudem a mentalidade quanto a questões ambientais. Já o Meio Ambiente, efetivamente, está ligado a ações que muitas das vezes são criticadas, como por exemplo, o Angra Legal. Todo mundo quer uma cidade mais ordenada, mas não sai do discurso para a ação. Para se envolver precisa ter coragem e determinação, é o que Beth Brito tem, - falou a secretária Stella Salomão.
O chefe de gabinete, João Massad, lembrou que o Plano Diretor da Ilha Grande é a prova real de que se pode sair do discurso e implementar ações.
- O prefeito teve coragem de investir neste processo. Mostramos que gostamos de trabalhar em parceria, como a que está sendo realizada agora com a participação das comunidades e dos órgãos. Isso é fundamental para a elaboração do Plano Diretor da Ilha Grande, - falou João Massad.
Discussões sobre o Plano Diretor não poderiam ficar de fora da programação da Semana do Meio Ambiente. Pelo cronograma inicial, O plano deveria estar pronto no dia 5, dia em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, mas, a Prefeitura e a comunidade chegaram a conclusão que estudos mais detalhados deveriam ser feitos para a elaboração do novo plano. O prazo para entrega foi estendido em mais dois meses.
- Estamos no meio do processo que tem sido bastante rico e proveitoso, com um trabalho eficaz para suprir todas as necessidades da Ilha Grande. O prazo para a entrega do Plano Diretor da Ilha Grande foi estendido por mais 60 dias para que todos os estudos fossem realizados, - adiantou o gerente de Planejamento Territorial, Cássio Veloso, durante a apresentação do relato das reuniões, de onde fora tiradas algumas diretrizes a partir das premissas de desenvolvimento como: fomento de atividades turísticas; preservação do meio ambiente; intensificação do interesse social, adicionando-se outras questões como geração de renda e emprego; desenvolvimento sócio-econômico municipal.
O processo de revisão do Plano Diretor começou em fevereiro.  De lá para cá, coordenadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, várias reuniões aconteceram em torno do assunto, sempre com a participação da comunidade e órgãos envolvidos no processo.
Membros do Grupo Técnico formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente; Fazenda; Pesca; Obras e Serviços Públicos; Habitação; Defesa Civil; Procuradoria Municipal e Estadual; SAAE; TurisAngra; IEF/RJ; FEEMA; e UERJ, estudaram a ilha registrando suas características e seus conflitos. As reuniões foram realizadas duas vezes em cada comunidade: Provetá; Araçatiba e Abraão.
Programação Semana do Meio Ambiente
Dia 05 – Terça
Local: CEA
8h30 às 11h30 - Plantio “Amigos dos Rios” no Frade
14 às17h - Plantio “Amigos dos Rios” no Bracuí
18h – Palestra “Aquecimento Global”
          Palestrante: Vanessa F. Guimarães- UERJ
19h – Mesa-redonda sobre o tema “Aquecimento Global”
Participantes: Eletronuclear; Transpetro; Brás Fels; Senhor do Bonfim; Ministério Público; FEEMA; IEF e SMA.
Lançamento da cartilha de Aquecimento Global produzida pela SMA.
 
 
Dia 06/06 – Quarta
Local: CEA
8h30 às11h30 - Plantio “Amigos dos Rios”, na Banqueta
9 às 11h30 – I Gincana Ecológica da SMA
Local: Praça do Porto
14 às 17h - Plantio “Amigos dos Rios”, no Ariró
17h – Palestra “A Biodiversidade da Mata Atlântica”
18h – Debate sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica
Participantes: SMA; IBAMA e Batalhão Florestal.
20h30 - Show de Enceramento com a Banda Ciranda Elétrica
e Divulgação do Resultado do II Concurso de Fotografia.
Local: Praça Amaral Peixoto
 
 
 
I Gincana Ecológica da SMA
 
Participantes: Cinco escolas Municipais, onde a equipe será composta por uma turma de sexto ano (aproximadamente trinta e cinco alunos) e um professor responsável.
Um ônibus da Bonfim será solicitado para buscar as crianças nas Escolas e será distribuído lanche aos participantes.
 
Premiação: Troféus e medalhas de 1°, 2° e 3° lugar e medalhas para todos os participantes. Cada aluno da equipe campeã ainda receberá uma camiseta da Semana de Meio Ambiente.
 
Serão dadas quatro provas a serem montadas pela equipe anteriormente e apresentadas no dia:
 
 
1- Juntar a maior quantia de latas de alumínio e garrafas PET, que deverão ser trocadas previamente por um vale na empresa que recolhe esses materiais, o vale dirá a quantia de material recebida pela empresa e o valor. Esse vale será doado para uma instituição de caridade que receberá o dinheiro.
 
2- Cada equipe deverá montar uma peça de teatro ecológica e apresentá-la no dia da gincana.
 
3- Cada equipe deverá confeccionar uma fantasia com materiais recicláveis. Ganhará a fantasia mais criativa.
 
4- Cada equipe deverá compor uma música ecológica e um ou mais componentes deverão cantá-la no dia da gincana.
 
5- cada equipe deverá escrever uma redação ecológica.
 
 
Equipe coordenadora: Rita de Cássia de Paula F. Svorc e Julia Rameck- Biólogas da SMA
Equipe de apoio: 6 (seis) mobilizadores
Comissão julgadora: Rita da Cássia, Julia Rameck e Moisés
Cinema nas comunidades:
Filme: A Era do Gelo II
Locais: Praça do Areal, Lambicada e Praça do Belém
Horário: 19h
Oficinas da Expo Ambiental
Local: unidades escolares da rede municipal de ensino
 Frade
Dia 5, das14 às 15 horas – Oficina de Horta Caseira
Dia 5, das 09 às 10 horas – Oficina Pet
Dia 5, das 10h30 às 11h30 – Oficina de Sabão
 Perequê
Dia 5, das 9às 10 horas – Oficina de Horta Caseira
Dia 5, das 16 às 17 horas – Oficina de Pet
Dia 5, das 14 às 15 horas – Oficina de Sabão
Belém
Dia 6, das 14 às 15 horas – Oficina de Horta Caseira
Dia 6, das 9 às 10 horas – Oficina de Pet
Dia 6, das 10h30 às 11h30 – Oficina de Sabão
 Japuíba
Dia 6, das 9 às 10 horas - Oficina de Horta Caseira
Dia 6, das 16 às 17 horas – Oficina de Pet
Dia 6, das 14 às 15 horas – Oficina de Sabão

Secretarias relacionadas: