A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra dos Reis estará realizando em todo o município, de 28 de maio a 2 de junho, a Campanha de Vacinação Extraordinária contra a rubéola, voltada para homens e mulheres entre 20 e 34 anos.
As grávidas não podem tomar a vacina. É importante também frisar que a mulher que tomar a vacina deve tomar o cuidado para não engravidar nos próximos três meses. A rubéola mesmo apresentando uma evolução benigna apresenta riscos principalmente para as gestantes pela possibilidade de ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita nos fetos (cegueira, surdez, mal formação cardíaca e meningoencefalites).
A vacinação extraordinária é uma iniciativa do Governo Estadual, devido ao surto de rubéola que se instalou no Estado desde junho do ano passado. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, até hoje não houve melhora significativa do quadro da doença, por isto a campanha de vacinação está sendo necessária.
Toda a população da cidade, na faixa etária de 24 a 34 anos deve ser vacinada., principalmente os homens. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de 2006 até maio de 2007 já aconteceram 37 casos de rubéola em homens e 6 em mulheres. Mesmo que a pessoa já tenha sido vacinada contra a rubéola ela deve repetir a dose.
A vacinação estará acontecendo de segunda a sexta-feira em todas as unidades de saúde. No sábado, dia 2 de junho, último dia da campanha a vacinação estará sendo feita nas seguintes localidades:
Centro da Cidade: no Centro de Especialidades (antigo PAM), na Secretaria Municipal de Saúde (ao lado do INSS) e na Praça Codrato de Vilhena.
II Distrito: Unidades de Saúde da Japuíba, do Belém, Campo Belo e possivelmente nos supermercados da área.
III Distrito: Unidades de Saúde de Jacuecanga e de Monsuaba.
IV Distrito: Unidades de Saúde do Brachui, Frade e SPA do Perequê.
V Distrito: Unidade de Saúde do Abraão