Artistas de todo o Brasil participaram do XXIII Concurso de Poesias do Ateneu Angrense de Letras e Artes em homenagem ao grande poeta de Angra, Brasil dos Reis. A premiação aconteceu na noite do dia 19, no auditório do Centro Cultural Theóphilo Massad. O concurso também premiou os artistas plásticos que concorreram com trabalhos de pintura sobre os quatro temas do concurso: Luz, Vida, Medo e Solidão.
Os premiados da noite foram Eduardo Toledo, de Pouso Alegre (MG), no tema Luz, com a poesia “A Luz de um Verso”. Com o tema Vida, a primeira colocada foi Theresa Costa Val, de Belo Horizonte (MG) com a poesia “A vida revivida”. O verso livre “Medo Ancestral”, de Antônio Roberto de Carvalho, de São Paulo (SP) foi o primeiro colocado no tema Medo. E Wagner Luiz Aniceto, de Santos D’umont (MG) foi grande vencedor do Tema Solidão com o verso livre “Porto Solidão”..
O melhor intérprete de cada tema também foi premiado. No tema Luz, a vencedora foi Heloísa Zanconato, com “Derradeiro Abrigo”. No tema Vida, Maria Helena Costa com “A Vida é plúmula ao sabor da sorte! Stephania Fortunato, interpretando “Medo” foi muito aplaudida consagrando-se como a grande vencedora no tema Medo. E interpretando “Porto Solidão”, Karla Adriana Coelho foi a grande campeã no tema Solidão.
Os quadros vencedores foram “Solidão na Luz”, de Dilo Guasque; “Amamentação”, de Marlene de Rezende Jordão; “Maremoto”, de Vera Lúcia Moschen; e “Solidão”, de Ivo dos Remédios.
O evento recebe apoio integral da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos da Prefeitura de Angra e tem como objetivo promover a integração entre os poetas da região com os de outros Estados, além de propiciar aos amantes da arte, a possibilidade de expressarem seus talentos literários, sentimentos e sonhos, com total liberdade.
A premiação, na noite de sábado, reuniu centenas de pessoas, que ao chegarem ao teatro foram presenteados com um exemplar da revista do Ateneu contendo todas as poesias e quadros premiados, o regulamento do próximo concurso e mensagens importantes como as do Prefeito Fernando Jordão, do Secretário de Integração Governamental Bento Pousa Costa e do Secretário de Cultura, esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, incentivando o concurso e as iniciativas do Ateneu.
Na abertura do evento, o presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Érico da Fonseca, agradeceu a presença de todos, parabenizou os artistas e lembrou que o Ateneu está de braços abertos para receber todas as manifestações literárias da cidade e do Brasil.
Antes das premiações aconteceu a cerimônia de posse dos novos acadêmicos, Edmo Lutterbarch, Neusa Peçanha. Carmélio Dias, Sílvia Alice de Carvalho, Vera Lúcia Moschen e Marcelo Tavares.
Durante a abertura do evento, a professora Ana Maris fez uma homenagem ao Poeta Brasil dos Reis lendo sua biografia e exaltando suas qualidades literárias.