O encerramento da Semana do Museu, em Angra dos Reis, no dia 20, contou com dois expressivos eventos: uma palestra sobre a história de São Benedito, às 15 horas, e uma missa comemorativa ao Dia de São Bernardino de Sena (20/05), às 20 horas, ambos na igreja do Convento São Bernardino
A vida e a obra do “Santo Milagroso”, e as peculiaridades das imagens encontradas no exterior e no Brasil, foram os assuntos abordados pelo palestrante Alessandro Dell’Ária, do Consulado Italiano.
Na platéia, diversos curiosos ficaram atentos a explicação sobre os diferentes significados das imagens que são simbolismos importantes na religião católica, como a imagem onde o Santo é representado por um Menino Negro.
A palestra sobre São Benedito foi mais um evento que a Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos da Prefeitura de Angra dos Reis trouxe para a cidade, através de contatos realizados com a Coordenação de Educação do Consulado da Itália, em São Paulo. Através desse contato, o consulado italiano vem promovendo o intercâmbio entre as cidades de San Fratello e Angra dos Reis.
San Fratello (Itália) foi o local onde São Benedito viveu como eremita. Em Angra, o Santo Milagroso é considerado como o segundo padroeiro da cidade.
Outra importante palestra foi realizada, no dia 15, às 15 horas, no Convento São Bernardino, com a museóloga Fátima Beviláqua do SPHAN ( Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional).
Fátima falou sobre a importância de se preservar a história documental de Angra dos Reis tanto a religiosa como a oficial encontradas em diversas paróquias e nos cartórios de Angra. Nesses documentos encontram-se registros e vendas de escravos, doações de imagens, vendas e doações de terras, dentre diversos outros registros.
O objetivo da Secretaria de Cultura ao realizar mais esta palestra foi conscientizar a população sobre a necessidade de se conservar os documentos históricos e iniciar os estudos para tentar construir na cidade um espaço próprio onde eles possam ser pesquisados com segurança e higienização.
Os eventos da Semana do Museu foram encerrados com uma Missa Solene , às 20 horas, no Convento São Bernardino, em honra a São Bernardino de Sena. A missa realizada na capela do Convento foi abrilhantada pelos Grupos de Folia de Reis do Codrato e do Senhor Manoel Ramos.
Ainda faz parte da Semana, a exposição “Objetos de Culto Familiar”, no Museu de Arte Sacra, apresentando até o dia 31 de maio, imagens sacras guardadas por diversas famílias em suas residências.
O Museu de Arte Sacra, localizado no Centro, fica aberto para visitação de terça a domingo das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.