Livro sobre restauro em Angra

Prefeitura entrega livros sobre restauro produzido por alunos dos cursos do Instituto Latino Americano

Sexta-Feira, 11/05/2007 | .

 
 
 
            Dentro do Projeto “Angra Salva Sua Memória”, a Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos  da Prefeitura de Angra, entregou em uma cerimônia na Casa da Cultura, na noite de ontem, dia 10, cerca de 50 livros para os alunos que participaram dos Cursos ministrados pelo IILA – Instituto Ítalo - Latino Americano, nos meses de setembro e outubro de 2006 em Angra dos Reis.  O livro relata com textos e ilustrações todas as etapas dos cursos.
            Os cursos nas áreas de Aperfeiçoamento em Restauro de Escultura Policromada e de Gestão e Valorização do Patrimônio foram promovidos pela Prefeitura com o intuito de formar mais artistas para serem multiplicadores e  contribuírem para a preservação dos patrimônios e história da cidade.
            Os cursos foram coordenados pelo IILa e ministrados por artistas italianos de renomes na área de restauração. O livro é um produto dos cursos, foi feito pelo IILA, em Roma, e vários exemplares ficarão a disposição da população para consulta na Biblioteca Municipal Guilherme Briggs.
            Para o Secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, o curso foi de extrema importância para os técnicos da Prefeitura que já trabalham com restauro de imagens sacras e contribuiu para o início da formação de uma turma que mostrou interesse e se empenhou para aprender sobre a arte.
            Ele explicou que muitos municípios antigos como Angra são carentes de restauradores, e por isso, a Prefeitura ciente disto e vendo a demanda e o interesse de um grupo pelo assunto solicitou o curso do IILA. Ressaltando a importância e singularidade dos cursos do IILA que são requisitados por diversos países, Veníssius lembrou que hoje eles estão sendo ministrados em Cuba.
 
             Diversos alunos presentes a cerimônia receberam os livros e elogiaram o curso pela objetividade e riqueza de informações. Mostraram-se satisfeitos e querendo se aperfeiçoar ainda mais no assunto, como é o caso de diversas alunas que aproveitando a ocasião solicitaram ao Secretário que se empenhe em trazer para o município um curso de restauro de documentos históricos que se encontram nos conventos e igrejas da cidade. Segundo elas, um grupo voluntariado já está se reunindo no Convento São Bernardino de Sena iniciando serviços de restauração, mas explicaram que necessitam de qualificação para exercerem melhor a atividade. O pedido foi aceito de imediato pelo Secretário Veníssius que disse que vai estudar o assunto com carinho e se tiver demanda, com certeza,  se empenhará em trazer novos cursos como o solicitado.
            Veníssius anunciou que brevemente a Prefeitura de Angra iniciará a restauração da Igreja de São José , no Brachuy  e está fazendo um projeto para iniciar uma primeira etapa de restauração na Igreja da Ribeira.

Secretarias relacionadas: