Cinqüenta e nove profissionais de beleza que trabalham em diversos salões no Centro da cidade se reuniram na segunda-feira, 7, no auditório da Defesa Civil, para receber orientações técnica – sanitárias, através de palestras realizadas pela Secretaria de Saúde. O objetivo do projeto é oferecer orientações para evitar disseminação de doenças.
- A fiscalização desses estabelecimentos é periódica. E se faz necessária aos profissionais, já que a licença sanitária renovada anualmente, só é liberada depois de serem avaliadas as condições de cada estabelecimento. Se procedimentos práticos não forem cumpridos, a licença não é renovada, - falou o médico veterinário fiscal da Vigilância Sanitária, Marcus Asevedo dos Santos.
As normas de higiene sanitárias se fundamentam na importância do asseio, a higiene e organização nas instalações do estabelecimento. Essa forma de trabalho previne e garante a saúde e bem estar da população que se utiliza desses serviços.
Durante a fiscalização onde são avaliadas as condições desses locais constatou-se que em muitos deles os procedimentos básicos não eram tomados pelos profissionais. São procedimentos necessários para evitar a disseminação de doenças como as hepatites B e C, micoses e até Aids. Muitos dos salões não estavam tomando o devido cuidado para proteger seus clientes dessas doenças.
Uma irregularidade encontrada foi o uso de produtos, especialmente para a utilização da escova progressiva, sem registro da Anvisa, agência regulamentadora de produtos. Em três dias, de acordo com Marcus, foram apreendidos 18 frascos do produto à base de formol, que era manipulado pelos salões, o que é proibido.
- Em breve também lançaremos uma campanha educativa para a população que usa os serviços de manicura, pedicuro, depilação, cabeleireiros entre outros. Ela deve ser orientada a procurar locais que oferecem qualidade, higiene e conforto na prestação dos seus serviços. Os estabelecimentos liberados pela Vigilância Sanitária têm o Termo de Licença. Ele deve estar em local visível, pois certifica o público que o local cumpre as normas higiênicas – sanitárias necessárias, - lembrou o médico.
O Perequê será o próximo bairro a receber a equipe da Vigilância Sanitária para uma palestra de orientações técnicas- sanitárias para salões de cabeleireiros, instituto de beleza e estética.