A Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos criou no ano passado o Projeto Pólo Cultural para promover a todas as pessoas a partir dos oito anos o acesso às oficinas culturais dentro das suas comunidade onde possam ser desenvolvidas atividades artistico-culturais que potencializem a criatividade, a inteligência e a vivencia ainda inexploradas pela falta de oportunidades. Para não fugir de seus objetivos hoje o Pólo Cultural também atende, com aulas de violão, a 15 alunos da Escola Municipal para Deficientes Visuais, que funciona no Morro do Carmo.
A idéia é ajudar a minimizar a exclusão dos portadores de necessidades especiais que sempre marcou a história da humanidade baseada em modelos culturais que buscaram a perfeição e a integralidade do corpo físico e psicológico. Esse processo de inclusão vem contribuir para a construção de uma nova realidade onde essas pessoas não sejam privadas da vida em sociedade. As aulas acontecem sempre às sextas-feiras partir das 14h.
Os Pólos também levam as diversas comunidades cursos de Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas, Artesanato, Violão, Flauta Doce, Canto Coral. Atende a cerca 900 alunos em 23 turmas, espelhadas em 10 bairros do Município. Informações sobre vagas e locais de inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3369.7505 ou na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, no Centro da cidade.