Sábado, dia 28 tem vacinação

Dia Nacional daCampanha Nacional de Vacinação Contra Gripe em Idosos será sábado. Em Angra vai até o dia 4

Quarta-Feira, 25/04/2007 | .

Em Angra a vacinação de idosos contra a gripe começou  no dia 23 de abril em todas as unidades de saúde . A vacinação contra o vírus Influenza é para pessoas com idade acima dos 60 anos em todo o território nacional. Aqui no Município a campanha prossegue até o dia 4 de maio, sendo que neste sábado, dia 28   de abril, acontece o Dia Nacional de Vacinação. Neste dia  o CEM (antigo PAM),  as unidades da Japuíba, Belém, Jacuecanga, Monsuaba, Bracuí, Frade, Vila do Abraão, o SPA do Parque Mambucaba (antigo Perequê) e o Hospital de Praia Brava, estarão funcionando das 8h às 17h para a vacinação.
A meta é vacinar todos os idosos da cidade, que segundo dados da Secretaria de Saúde são cerca de 9 mil pessoas acima de 60 anos. Todas as pessoas acima dessa idade devem ser imunizadas, mesmo as que já tenham sido vacinadas no ano passado. A única contra-indicação para a vacina é ser alérgico à proteína do ovo ou à substância denominada Timerosol.
.Se o idoso estiver com febre, vômitos ou qualquer outra indisposição deve-se aguardar sua melhora, para depois então procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência para ser vacinado. Mesmo após o encerramento da campanha, todas as unidades ainda terão vacinas disponíveis.
A Prefeitura de Angra solicita, se for possível, no ato de vacinação, que os idosos levem o cartão de vacina para que os agentes de saúde possam agendar outras vacinas que também são necessárias no seu dia a dia.
A gripe é causada por um vírus que é responsável por infecção respiratória aguda, febre alta, calafrios, cefaléia, mal estar, mialgia e tosse seca. No século passado, houve quatro grandes pandemias de gripe: a Espanhola em 1918; a Asiática em 1956, a de Hong Kong em 1968 e a Russa em 1977. As quatro juntas mataram mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo.
Todo o idoso deve ser vacinado para evitar complicações como a pneumonia. As famílias que tiverem idosos impossibilitados de se locomover, deve também se dirigir à unidade de saúde e solicitar que um agente de saúde vá até a casa do idoso para vaciná-lo.

Secretarias relacionadas: