A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, lançou no ano passado o Prêmio Angélica Daher de Fomento ao Teatro com o objetivo de estimular novas produções e promover o surgimento de novos talentos nas artes cênicas em Angra dos Reis, através de incentivo financeiro. Este ano o evento chega a sua segunda edição. São R$ 16 mil em prêmios, oito para a categoria Teatro de Rua e oito para Teatro de Palco (Infantil e adulto).
O Edital do Prêmio e a ficha de inscrição estarão disponíveis na Internet a partir do dia 1º de maio. As inscrições podem ser feitas até o dia 01 de outubro. A inscrição deverá ser encaminhada em envelope lacrado para a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, Avenida Raul Pompéia, Centro - Angra dos Reis - RJ - CEP.: 23.900-000 contendo no exterior o Título da Obra, Pseudônimo do Grupo e Categoria que Concorre.
A divulgação dos premiados será feita no dia 30 de novembro. Os vencedores terão 180 dias após o recebimento da premiação para a apresentação dos espetáculos. Deverão ser realizadas no mínimo 10 apresentações em temporada popular com ingressos no máximo R$ 10, respeitando a meia entrada. No caso de do Teatro de Rua deverão ser realizadas no mínimo 5 apresentações. O Edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura: www.angra.rj.gov.br .
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EDITAL E A FICHA DE INSCRIÇÃO. (pdf)
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EDITAL E A FICHA DE INSCRIÇÃO. (pdf)
O projeto de incentivo ao teatro foi batizado com nome de Angélica Daher em homenagem a uma das maiores artistas que Angra já teve. Angélica que hoje tem 89 anos e é moradora no Centro da cidade, já encantou platéias, interpretando magnificamente papéis diversos fosse dramático ou cômico. Ela atuou no Teatro Quaresma Junior que foi criado e dirigido por Theóphilo Massad, cujo Centro Cultural do Município leva seu nome.
O secretário, de Cultura, Esportes e Eventos, Veníssius Barbosa, explicou que o prêmio não impede que os grupos teatrais busquem outros incentivos culturais como a Lei Rouanet e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
– O Prêmio Angélica Daher é mais um incentivo ás artes cênicas em Angra. Vale lembrar no entanto, que os grupos podem e devem sair em busca de mais incentivos como os da Lei Rouanet e os da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e até mesmo em busca de incentivos que podem ser obtidos diretamente junto à iniciativa privada em troca de propaganda, – declarou Marcus Veníssius Barbosa.