Na tarde de sexta-feira, dia 20, a Prefeitura de Angra dos Reis cumpriu mais uma etapa do Programa Habitacional de Interesse Social no bairro de Jacuecanga. É que foram entregues os certificados dos cursos de biscuit e manicure a 14 mulheres das 29 famílias que serão contempladas com uma moradia no primeiro empreendimento vertical popular.
A cerimônia, que foi realizada na Associação de Moradores de Jacuecanga, contou com a presença do secretário de Habitação, Arthur Otávio Scapin Jordão – mais conhecido como Tuca -, do presidente da Associação de Moradores de Jacuecanga, Leacir Eduardo – mais conhecido como Ilha Grande -, do representante regional da Caixa Econômica Federal, Sr. Eber, entre outros.
Os cursos fazem parte do Projeto Técnico de Trabalho Social, componente obrigatório do Programa Habitacional de Interesse Social, que tem como foco atender as famílias de baixa renda que não possuam condições de prover sua casa própria. A seriedade do programa já pode ser conferida pelo fato de que ele é desenvolvido por um grupo de assistentes sociais desde a seleção até a colocação das famílias nos apartamentos.
O projeto é um conjunto de ações educativas planejadas pelos proponentes adequadas às realidades sócio-econômicas e culturais da população e às características da área de intervenção, respeitando as diretrizes do programa. O objetivo é promover a mobilização e a organização comunitária, a educação sanitária e ambiental e a capacitação profissional e/ou geração de trabalho e renda.
Além do certificado, também foram distribuídos kits com material para os primeiros trabalhos. Para Márcia Moreno, que fez o curso de manicure, o Programa Habitacional de Interesse Social, está indo muito mais além do sonho de ter a casa própria.
- Estamos todos muito felizes porque vamos realizar o sonho de ter uma casa com a oportunidade de já começarmos a nos relacionar com as pessoas que vão morar no mesmo condomínio que nós. Este curso, por exemplo, é a oportunidade que muitas de nós precisávamos para ter uma renda. Estou muito feliz -, declarou Márcia.
Tuca ressaltou que o projeto vem ratificar a seriedade do programa.
- Acredito que a função do Poder Público é melhorar cada vez mais a vida das pessoas, desenvolvendo programas sérios como este. Já deu pra notar que não se trata de dar uma casa qualquer para uma família carente. Existe o comprometimento social e a prova disso são estes cursos que promovemos, assim como outras ações do projeto -, disse Tuca.
O primeiro empreendimento vertical popular de Angra dos Reis, em Jacuecanga, que faz parte do Programa Habitacional de Interesse Social, é comporto de três blocos de apartamentos. São 29 unidades, cada uma com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço com um total de 45 metros quadrados. Na área de uso comunitário estão previstas as construções de um compartimento de lixo, estacionamento e abrigo para gás.