Entre outros eventos uma exposição de pinturas em óleo sobre tela dos usuários do Centro de Atividades Integradas de Saúde Mental (CAIS), da Secretaria de Saúde, que funciona em dois endereços: na Av. Júlio César de Noronha, nº. 90, no São Bento e na Praça 9 de Dezembro, s/nº no Areal, vai comemorar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, 18 de maio. A exposição vai do dia 2 ao dia 13 de maio no primeiro piso da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, que funciona de terça a domingo das 10h às 22h e tem entrada é franca. Do dia 15 ao dia 31, as 25 telas, da exposição organizada pelo curador Adel Gonzaga vai estar no Espaço Eletronuclear, na Avenida Júlio, no Centro da cidade.
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é um movimento social que existe há 17 anos disseminado por todos os estados do Brasil. Tem como objetivos o fechamento de hospícios e manicômios em todo o país e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância, no seio da sociedade, para as pessoas com sofrimento emocional de qualquer tipo.
O CAIS de Angra dos Reis faz justamente isso. No ano passado ganhou da Secretaria Estadual de Saúde o prêmio de Destaque Saúde/2006 pelos “Serviços Extras Hospitalares de Saúde Mental” e detém o título de maior índice do Estado do Rio de desospitalização de pacientes psiquiátricos.
Os CAIS contam com uma equipe de profissionais composta de Técnicos em Enfermagem, Psiquiatras, Assistente Social, Psicólogas, Terapeuta Ocupacional e Oficineiros. Com atendimento em grupo e individual. O CAIS do São Bento oferece oficinas de confecção de artesanato, expressão corporal, lazer e grupo de família. O do Areal oferece de confecção de bolsas, de serigrafia e lanternas para a maricultura.
A Secretaria de Pesca incentiva a maricultura no Município e as “lanternas” utilizadas nas Fazendas Marinhas são confeccionadas pelos usuários do CAIS. A Prefeitura fornece o material e os maricultores pagam R$ 7 pela mão de mão de obra e todos ganham com essa parceria.