Mais uma reunião de trabalho do Governo Municipal nas comunidades de Angra dos Reis foi realizada na noite de terça-feira, dia 17, no Zungu. Lideradas pelo secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, com a presença dos demais secretários e técnicos da Prefeitura, estas reuniões têm sido importantes para que a população e o governo estejam em sintonia.
Logo no início da reunião, que contou com a presença de mais de 200 moradores da região rural do Zungu ao Cantagalo e do presidente da Câmara, vereador Ricardo Dutra, Bento fez questão de ressaltar a importância prática destes encontros com as comunidades.
- Estamos realizando reuniões em todos os bairros. Isso é muito importante para obtermos resultados práticos em nosso trabalho de administração pública do município. São nestes encontros que os moradores têm a oportunidade de reivindicar melhorias e do governo apresentar propostas de obras, projetos e serviços para aquela localidade, levando em consideração suas especificidades e prioridades -, destacou o secretário.
No Zungu, durante a reunião na casa da Dona Geralda, moradora antiga e que sempre abre suas portas à comunidade para o exercício da cidadania, Bento explicou que todas as reivindicações foram estudadas e serão atendidas de acordo com as possibilidades de projetos e recursos. Os pedidos de melhorias foram levados previamente à Prefeitura pela presidente da Associação de Moradores do Zungu, a Marilis.
A comunidade recebeu a notícia de que a complementação do asfalto da Estrada do Zungu em mais de 1.800 metros será realizada até o ano que vem, pois o projeto já foi viabilizado dependendo apenas de orçamento. Outra importante notícia foi quanto à ampliação da Escola Municipal D. Pedro I, que receberá mais duas salas, rampa de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, reforma nos banheiros e na biblioteca. A localidade também vai receber uma nova Unidade de PSF.
Por ser uma área rural, os moradores ainda têm dificuldade de comunicação por não possuírem telefone fixo. Bento se comprometeu, mesmo não sendo responsabilidade da Prefeitura, em entrar em contato com a empresa Telemar para viabilizar a instalação de telefones públicos. Outra reivindicação dos moradores é quanto à ampliação dos horários da linha de ônibus que atende a comunidade. Neste caso, a Prefeitura também entrará em contato com a empresa Viação Senhor do Bonfim para que ela atenda este pedido. Técnicos da Secretaria de Obras vão ao local nos próximos dias para que com representantes dos moradores apontem as áreas onde são necessários pontos de ônibus e sinalização.
Ao final da reunião, a comunidade ofereceu, carinhosamente, um café típico com bolo de aipim, queijo minas, caldo de cana e muitas outras delícias.