Paixão de Cristo

É a terceira vez que a Prefeitura promove com sucesso o espetáculo teatral na Semana Santa

Sábado, 07/04/2007 | .

Uma multidão tomou a Praça Amaral Peixoto (Praça do Porto) e as duas pistas da Avenida Júlio Maria, no Centro de Angra, na noite de sábado, dia 7. Crianças, adultos e idosos se acomodaram sentados em cadeiras ou no chão e até mesmo em pé para assistirem a Paixão de Cristo. O maior espetáculo religioso do Brasil foi sob a direção de Ginaldo de Souza e com a participação de atores renomados como Antônio Pitanga, Cosme dos santos, Jitman Vibranóvski, Milton Gonçalves, Rocco Pitanga, Zezé Motta e Miguel Thiré no papel de Cristo.
Atores profissionais e amadores da cidade também participam da peça religiosa em papéis de figurantes, porém não menos importantes que os principais. Esta é a terceira vez que a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Esportes e Eventos, promove o espetáculo em Angra. O sucesso do evento durante o feriado da Semana Santa ficou mais do que comprovado não apenas pela presença maciça da população e de turistas, que saíram à rua para assistir a uma história de mais de dois mil anos, como pela participação dos atores locais no espetáculo. Entre o público, o secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, e sua esposa Conceição Rabha.
A programação da Semana Santa em Angra dos Reis visa resgatar a cultura religiosa, oferecendo aos moradores e turistas opções de lazer numa cidade que tem 5005 anos e ainda possui igrejas seculares e costumes resistentes às modernidades.
Esta religiosidade da população de Angra pôde ser vista às ruas durante vários dias da Semana Santa. Após a Procissão do Encontro, realizada na noite de terça-feira, dia 3, quando se refletiu sobre o encontro que Cristo teria tido com sua Mãe Maria a caminho do calvário, o povo voltou às ruas do Centro de Angra, na noite de Sexta-feira da Paixão, dia 6, para a Procissão do Enterro, onde Verônica cantou a lamentação “Ó Vós todos que passais pelo caminho: parei e vede se há dor semelhante à minha dor”. Antes, uma encenação da Paixão de Cristo pelos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição comoveu a todos ao cair da tarde em gente ao Convento do Carmo. Como acontece nas Igrejas Católicas de todo o mundo, também na igreja do Carmo, a celebração da Paixão de Cristo, Adoração da Santa Cruz e a Santa Comunhão já tinham sido realizadas a partir das 15h.
Também no Sábado de Aleluia, dia 7, antes do espetáculo teatral, os católicos participaram da Bênção do fogo, da água e do Círio Pascal, da renovação das promessas do Batismo e da Missa Solene, na Igreja do Carmo. Também foi feita a Coroação de Nossa Senhora.
No Domingo de Páscoa, a festa mais importante do cristão, a Procissão de Cristo Ressuscitado, com o Círio Pascal, do Carmo à Matriz, dá as boas vindas ao dia em que Cristo venceu a morte, salvando o mundo dos pecados. As missas de domingo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Igreja do Carmo, seguem o horário normal, ou seja, às 18h e às 20h.

Secretarias relacionadas: