Angra Legal na Semana Santa

Prefeitura intensifica Angra Legal na Semana Santa

Terça-Feira, 03/04/2007 | .

            A operação Angra Lega um  trabalho sério e preventivo de controle ambiental e de postura que vem sendo realizado sistematicamente, nas ilhas e no continente será intensificada na Semana Santa.  Uma iniciativa do governo municipal em parceria com a Polícia Militar, Batalhão Florestal, Instituto Estadual de Floresta, Feema e Capitania dos Portos, aliados aos moradores, agentes de turismo, empresários e entidades ambientais.  Vem sendo realizada desde 2005 para que as futuras gerações tenham o privilégio de desfrutas de uma região de beleza natural inigualável.
A Secretaria de Meio Ambiente e Fundação de Turismo (TurisAngra), via realizar estará realizando no período da Semana Santa, monitoramento das praias do Continente e de toda a Ilha Grande, com a finalidade de coibir os camping’s irregulares e o comércio e construções ilegais nas diversas praias do nosso município. Na Praia do Aventureiro, Ilha Grande, fluxo de turistas continua com  a permanência de apenas 560 visitantes por dia na praia. Para ter acesso à praia basta se cadastrar no Centro de Informações Turísticas na Praia do Anil. O controle é gratuito, apenas o transporte e os serviços no local, como campings e alimentação.
Além da fiscalização, também será realizado pela equipe de Mobilização Social e Biólogos, da Coordenadoria da Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente,  um trabalho de educação ambiental para orientar os moradores  e visitantes das ilhas a respeito do descarte correto do lixo nas praias e das conseqüências e efeitos causados ao meio ambiente pela retirada de animais marinhos de habitat.  As ações de conscientização ambiental ocorrerão na Ilha de Cataguás e nas praias do Aventureiro, Abraão, Palmas e Freguesia de Santana, na Ilha Grande. No continente a ação via atingir o Cais de Turismo, a Praia Grande, a Vila Histórica, a Enseada e Garatucaia.
       Ainda no Angra Legal, para preservar o mar e suas riquezas naturais, aliada a outros órgãos a Prefeitura está estudando um plano real de carga para toda a Ilha Grande. Outra ação que vale ser registrada é o trabalho que a Prefeitura, através do Angra Legal, vai iniciar junto a grandes fabricantes de embarcações e associações de barqueiros, para resolverem o problema da coleta dos dejetos sanitários que hoje são jogados no mar por cerca de 15 mil embarcações registradas legalmente no Município. No verão este número aumenta e circulam pelo mar de Angra mais de 20 mil barcos.
            Ainda em relação a ações de controle e cuidados com o mar de Angra, a Prefeitura está desenvolvendo o Projeto Praia Legal. Dentro deste projeto está acontecendo o subprojeto “Nado Livre” que afasta as embarcações das praias e delimita cem metros de área para que a população possa desfrutar do mar e nadar livremente. O projeto já está sendo implantado na Lagoa Azul e Freguesia de Santana (Ilha Grande) e na Praia da Piedade, na Ilha da Gipóia. Está em vias de implantação na Ilha de Cataguás.
            Além disso, durante o mês de janeiro, a Prefeitura também realizou Colônia de Férias Ambiental levando centenas de crianças de escolas municipais para conhecerem as Ilhas de Angra e fazerem plantio de mudas de árvores nativas da região. A colônia via se repetir no período de férias do mês de julho.  Outra importante ação do Angra Legal foi o desmonte de quiosques em diversas praias do continente.

Secretarias relacionadas: