Angra dos Reis é conhecida por ter uma das mais belas baías do mundo. Porém, este santuário da natureza que é a Baía da Ilha Grande, nem sempre é conhecido por quem nasceu e cresceu no município. Atração para turistas do mundo inteiro, as belezas e histórias das ilhas de Angra são desconhecidas para parte da população.
Proporcionar o conhecimento prático das belezas naturais aos alunos da rede municipal de ensino da disciplina de turismo é o objetivo do Projeto Corredor Cultural Marítimo, lançado na manhã de terça-feira, dia 27, pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Trata-se de levar aos alunos uma vivência prática da teoria que já é aplicada em sala de aula.
A preocupação com o turismo sustentável não é novidade em Angra, já que o município foi o primeiro do país a incluir a disciplina da grade curricular da rede de ensino, através da determinação do Prefeito Fernando Jordão. Desde de 2002, o Corredor Cultural ao Centro Histórico é realizado para alunos e professores. Agora, a Coordenação de Turismo está ampliando as ações com o Corredor Cultural Marítimo, que pretende mostrar aos alunos a importância do mar na história de Angra e na atualidade para o turismo sustentável a partir de uma conscientização da importância da preservação do meio ambiente.
Na primeira saída do Corredor Cultural Marítimo foi possível ver nos rostos dos alunos do regular noturno da Escola Municipal Nova Perequê o encantamento com o que estavam aprendendo e vivenciando. A maioria da turma nunca tinha visitado de barco o mar de Angra e se banhado nas águas cristalinas da Baía da Ilha Grande. Para vivenciar isso, muitos alunos que estudam à noite e trabalham durante o dia tiveram que fazer uma compensação.
Foi o caso do jardineiro Fernando Farias, 26 anos, que trabalhou no domingo para ter o dia no mar. Ele, que nunca havia estado no mar, já faz planos de conhecer a Ilha Grande.
- É maravilhoso poder viver isso, dar um mergulho e saber as histórias sobre as ilhas. Aprender sobre o que atrai os turistas para o nosso município em sala de aula é bom, mas na prática é ainda melhor. Agora, que já conheci as ilhas próximas que visitar a Ilha Grande -, disse o jardineiro com um largo sorriso.
Já Elseni Carioca, 34 anos, que nasceu e cresceu em Angra, contou que nunca tinha estado num barco.
- É muito mais que ver nas fotografias e na televisão. É sentir o que a natureza tem de bom e porque temos que preservar esta maravilha -, ressaltou a estudante.
O Corredor Cultural Marítimo começa no Cais de Santa Luzia de onde sai o barco. Já ali são passadas as primeiras informações históricas sobre o local. O itinerário passa pela Ilha Francisca, Colégio Naval, Ilhota do Bonfim, Ilha da Gipóia, Ilhas Botinas e Ilha de Cataguás, com retorno ao Cais de Santa Luzia. Além do conhecimento histórico, os alunos têm contato direto com a natureza, pois na Ilha da Gipóia eles fazem um alongamento sob a orientação de uma professora de Educação Física e depois se esbaldam no mergulho em águas cristalinas.
Segundo a coordenadora de Turismo da Secretaria de Educação, Luciane Pires, só este ano serão atendidos 2.130 alunos com o Corredor Cultural Marítimo. Ela explicou que durante as viagens, com cerca de três horas, um feito um diário de bordo, onde os alunos registram suas sensações em relação à experiência que tiveram.
Um livreto com resumo das informações sobre os locais visitados, procedimentos no mar e de primeiros-socorros, além de cuidados para a preservação do meio ambiente também é entregue aos alunos. Toda a viagem é orientada pela professora Ana Maris, coordenara de Turismo da secretaria, que conta aos estudantes fatos históricos e curiosidades dobre o itinerário.
A subsecretária de Educação, Dilcéa Alves, disse que a iniciativa é muito mais que um passeio e uma experiência de aprendizado que vem de encontro com as diretrizes educativas da Prefeitura de Angra.
Programação
29 de Março - Quinta
8h: E. M. Cel. João Pedro de Almeida
13h: E. M. Cel. João Pedro de Almeida
10 de Abril – Terça-feira
8h: E. M. Profª F. P. Jordão
13h: E. M. Profª F. P. Jordão
19 de Abril – Quinta-feira
8h: E. M. Alexina Lowndes
13h: E. M. Alexina Lowndes
08 de Maio - Terça-feira
E. M. Tereza Pinheiro de Almeida
E. M. Tereza Pinheiro de Almeida
22 de Maio – Terça Feira
8h: E. M. Áurea Pires da Gama
13h: E. M. Áurea Pires da Gama
12 de Junho – Terça-feira
8h: E. M. Benedito dos Santos Barbosa
13h: E. M. Benedito dos Santos Barbosa
26 de Junho – Terça-feira
8h: E. M. Profª Tânia Rita de O. Teixeira
13h: E. M. Cel. João Pedro de Almeida
14 de Agosto – Terça-feira
8h: E. M. Cacique Cunhãbebe
13h: E. M. Cacique Cunhãbebe
28 de Agosto – Terça-feira
8h: E. M. D. Pedro I
13h: E. M. D. Pedro I
11 de Setembro –Terça-feira
8h: E. M. Profª Amélia A. Lage
13h: E. M. Profª Amélia A. Lage
25 de Setembro – Terça-feira
8h: E. M. Profª Tânia Rita de O. Teixeira
13h: E. M. Profª Tânia Rita de O. Teixeira
09 de Outubro – Terça-feira
8h: E. M. Mauro Sérgio da Cunha
13h: E. M. Mauro Sérgio da Cunha
23 de Outubro – Terça-feira
8h: E. M. Educação de Surdos
13 h: E. M. Profª Mª Hercília de Castro
06 de Novembro – Terça-feira
8h: E. M. Profª Cleuza F. P. Jordão
13h: E. M. Cacique Cunhãbebe
27 de Novembro - Terça-feira
8h: Professores de Turismo
13h: Professores de Turismo