Mais uma ação está sendo empregada para que o Projeto Cinturão Verde - Programa de Contenção e Expansão Urbana e Recuperação Ambiental dos Morros do Município – continue avançando e com qualidade. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, fará uma licitação para a contratação de uma empresa de vigilância para o projeto. Essas ações são para manter integro o projeto que consiste em evitar que mais construções sejam erguidas em áreas acima da cota 60, no continente, e da cota 40 na ilha.
- Os vigias estarão permanentemente em pontos estratégicos do Município monitorando. Não podemos permitir que mais construções sejam feitas nesses locais. Se a Prefeitura não contiver a construção nessas localidades, sérios problemas poderão ocorrer, - alerta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito.
O Projeto Cinturão Verde consiste em demarcar os morros com cercas de mourões e arame para evitar que novas construções sejam erguidas em áreas acima da cota 60, no continente e da cota 40, na Ilha. As áreas acima destas cotas são consideradas de preservação permanente não comportando qualquer tipo de construção.
Na Ilha Grande, o Cinturão Verde está sendo realizado com um grupo de 15 mobilizadores sociais. Eles fazem visitas nas residências para divulgar e explicar o projeto, desenvolvem ações e eventos de conscientização ambiental, demarcam o traçado para colocação da cerca e estão realizando uma pesquisa sócio-econômica e ambiental nas localidades.
No Provetá já foram implantados cerca de 2.800 metros de cerca. No Abraão, os mobilizadores já realizaram as visitas domiciliares e estão finalizando a pesquisa. O grupo também já está atuando na Praia Grande de Araçatiba iniciando a delimitação do traçado por onde vai passar a cerca.
Para este ano, a Prefeitura de Angra já licitou cerca de 17.953 metros de cerca para o projeto Cinturão Verde compreendendo implantação geral do projeto na Ilha Grande (Provetá, Araçatiba e Abraão) e para manutenção do projeto nos Morros do Tatu, Fortaleza, Glória, Carioca, Santo Antônio, Caixa DÁgua, Moreno e Sapinhatubas I e II.