A Prefeitura e comunidade católica de Angra dos Reis organizaram uma Semana Santa de grande religiosidade e beleza para toda a população e turistas que irão passar o feriadão no município. Os eventos se destacam pelas celebrações religiosas seculares da Igreja Católica como missas, procissões e Via Sacra com as Estações de Passagem. A 1ª Via Sacra acontece na sexta-feira, dia 30. A procissão sai às 19h, da Igreja da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Balneário), com destino à Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Centro da cidade). Durante o percurso as paróquias do município irão encenar o caminho da dor e do sofrimento de Jesus Cristo.
O Domingo de Ramos marca a entrada de Jesus em Jerusalém. Por isso no dia 1º, Domingo de Ramos, tem benção de Ramos, na comunidade da Caixa D’água, seguida de procissão até a Igreja do Carmo onde será celebrada Missa Solene. Os organizadores pedem que os fiéis levem os Ramos. No mesmo dia acontecem mais duas missas de Ramos na Igreja do Carmo, às 18h e às 20h. A programação religiosa prossegue durante toda a semana Até Domingo de Páscoa, que é grande festa da Igreja Católica, com a Ressurreição de Cristo que dá sentido a toda fé cristo.
E tem mais: pelo terceiro ano consecutivo o Auto da Paixão de Cristo será encenado na Praça Amaral Peixoto (Praça do Porto). O espetáculo Paixão de Cristo será apresentado no dia 07, sábado, às 21h, com artistas de renome como, Zezé Mota, Milton Gonçalves, Antônio Pittanga, Rocco Pitanga e Cosme dos Santos, Jitmam Vibranoviski e Miguel Thiré como Cristo,
Assim como no ano passado este ano o espetáculo terá a participação de artistas de Angra. São 60 artistas da cidade em cena entre atores e figurantes. Com estrutura gigantesca de som, iluminação e cenografia, “A Paixão de Cristo” terá a duração de uma hora e meia de espetáculo de pura beleza, arte e religiosidade. As encenações começam com a Santa Ceia quando Jesus informa aos apóstolos que um deles irá traí-lo. A seguir, os guardas encontram Jesus e Judas o trai. As cenas seguem com os quadros do Julgamento de Cristo, passa pela Crucificação e se encerra com a Ressurreição. Um belo espetáculo teatral e religioso.
O texto original é de Benjamim Santos, direção de Ginaldo de Souza figurinos e adereços de Maria Carmen. Desde a sua estréia, em 1983, a peça tornou-se ponto alto do calendário de eventos histórico-religiosos do Rio de Janeiro. No texto de Benjamim Santos, política e diplomacia tecem complexa trama de traição e poder no desenrolar dos fatos históricos. A encenação de Ginaldo de Souza enfoca, o aspecto político-histórico das ações humanas em torno do poder e a ação dos oprimidos na pregação de uma política dos oprimidos, de fé e de esperança. A cada ano, o espetáculo enfoca algum aspecto da realidade presente, em busca de uma relação entre a saga de Jesus Cristo e a atualidade histórica.
Na segunda-feira, dia 9, Angra dos Reis comemora São Benedito
Angra dos Reis homenageia no dia 09, segunda-feira, São Benedito, um de seus padroeiros. Feriado municipal, a festa folclórica-religiosa começa às 6h com uma alvorada festiva com repicar de sinos, fogos e banda de música, que percorrerão as principais ruas dos centro da cidade. Apesar do horário, a homenagem é acompanhada por dezenas de pessoas todo o ano.
Às 9h será celebrada a missa solene, que será campal na Praça Amaral Peixoto (Praça do Porto), seguida de almoço festivo. Mais tarde, às 17h, devotos e população católica seguem em tradicional procissão pela ruas da cidade conduzindo as imagens do menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, além das diversas imagens trazidas pelas comunidades. A saída é no Convento São Bernardino de Sena.
Semana Santa em Angra:
Dia 28 - Quarta
19h30: Igreja do Carmo: confissões individuais.
Dia 30 - Sexta:
19h: Via Sacra de todas as Paróquias de Angra
Saída: Igreja Nossa Senhora Aparecida – Balneário
Chegada: Matriz de Nossa Senhora da Conceição – Centro
Dia 1° - Domingo de Ramos
8h: Benção de Ramos, na comunidade da Caixa D´Água, em seguida sairá a procissão de Ramos até a Igreja do Carmo onde será celebrada a Missa solene
Recomendamos que tragam seus Ramos
18 e 20h: Missa no Convento do Carmo
Nesse dia será feita a COLETA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE.
Traga seu envelope – cofrinho com sua doação.
Dia 2 – Segunda-Feira Santa
16h: Igreja Matriz - Via Sacra - Apostolado
19h30: Santa Missa no Convento do Carmo
Em seguida sairá do Convento para a Igreja Matriz, a Procissão do Depósito com a imagem do Nosso Senhor dos Passos, acompanhada pela Irmandade de São Benedito e Ordem Terceira do Carmo.
A Ordem Terceira de São Francisco e o Apostolado da Oração, receberão a Imagem do Senhor dos Passos na Rua da Conceição.
Dia 03 – Terça-Feira Santa
7h30: Missa na Santa Luzia
12h: Missa na Igreja Matriz
16h - Igreja Matriz: Via Sacra – Ministério da Comunhão
19h30: Procissão do Encontro. Sairá em Solene Procissão da Igreja Matriz a imagem do Senhor dos Passos, acompanhada pela Irmandade de São Benedito, Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Liga Católica. A imagem de Nossa Senhora das Dores saíra da Igreja da Ordem Terceira do Carmo . O sermão do Encontro será pronunciado no Largo da Matriz, prosseguindo a procissão até o Convento do Carmo.
Dia 04 – Quarta-Feira Santa
07h30: Missa na Matriz
18h: Missa dos Santos Óleos na Catedral de Itaguaí
19h30: Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora na Ordem Terceira do Carmo
Dia 05 – Quinta-Feira Santa
9h: Oração Solene da Manhã na Igreja Matriz
19H30: Ceia do Senhor – Comemoração da Instituição da Eucaristia na Igreja do Carmo. Celebração da Ceia do Senhor e Cerimônia do Lava Pés e transladação do Santíssimo Sacramento para um altar preparado, e em seguida, Adoração ao Santíssimo Sacramento
21 às 22h: Apostolado da Oração, Legião de Maria e Pastoral do Dízimo
22 às 23h: Liga Católica, Congregação Mariana e Missionários
Dia 06– Sexta-Feira Santa
9 às 12h: Igreja Matriz: Confissão individual
Continuação da Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja do Carmo
7 às 8h: Ministros ( Comunhão,Matrimônio e Batismo), Pastoral dos Enfermos e Pastoral Esperança
8 às 9h: OTC e OFS
9 às 10h: Sermão das Sete Palavras de Nosso Senhor na Cruz
10 às 11h:Pastoral da Criança, Pastoral do Povo de Rua,Pastoral da Sobriedade e Vicentinos
11 às 12h – Encontro de Casais e Pastoral Familiar
12 às 13h – Grupo Jovem, RCC, Catequese, Crisma, Pastoral dos Surdos e Pastoral do Batismo
14h: Reza do Terço na Igreja do Carmo
15h: Celebração da Paixão do Senhor, Adoração da Cruz e Santa Comunhão na Igreja do Carmo
17h: Apresentação da Paixão de Cristo pelos Jovens da Paróquia, no Carmo
19h: Encenação do Calvário e descimento da cruz, em frente ao Convento do Carmo, em seguida , procissão do enterro, acompanhada por todas as associações religiosas, movimentos e o povo em geral, que percorrerão o itinerário de costume nos diversos passos. A Verônica cantará a lamentação “ O VOS OMNES qui transitis per viam: attendite et videte si est dolor sicut meus” .
“Ó Vós todos que passais pelo caminho: parai e vede se há dor semelhante à minha dor.”
Dia 07– Sábado Santo
9h: Confissão Comunitária na Igreja Matriz
19h30: Benção do fogo , da água e do Círio Pascal, renovação das promessas do Batismo no Carmo, seguida de Missa Solene ( Pedimos que todos tragam suas velas). Logo após a Coroação de Nossa Senhora.
21h Espetáculo Teatral
PAIXÃO DE CRISTO
Direção: Ginaldo de Souza
Participação de atores do Rio de Janeiro de teatro e televisão como: Jitman Vibranoviski, Tunico Pereira, Ângela Vieira, Miguel Thiré, Zezé Motta e participação de atores locais.
Praça Amaral Peixoto
Dia 08 – Domingo de Páscoa
5h: Procissão de Cristo Ressuscitado, com o Círio Pascal . Saída da Igreja do Carmo para a Matriz, em seguida Missa Solene e logo após café comunitário. Pedimos contribuição de leite, bolo, presunto, queijo minas e frutas. Por gentileza trazer sua doação no sábado de manhã para dar tempo de ver o que está faltando.
16h30: Adoração do Santíssimo Sacramento com Benção – Igreja do Carmo
18 e 20h: Missa no Convento do Carmo
Dia 9 - Festa de São Benedito
6h: Alvorada Festiva
9h: Missa Campal – Praça Amaral Peixoto ( Praça do Porto)
12h: Almoço
17h: Procissão com saída do Convento de São Bernardino de Sena.