Educação Infantil aumenta 300%

Aumenta o número de vagas na Educação Infantil em Angra dos Reis

Segunda-Feira, 19/03/2007 | .

A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação está comemorando o aumento do número de vagas na Educação Infantil, que atende crianças de zero e seis anos, em Angra dos Reis. Em 2001 a Educação Infantil atendia a cerca de 1.200 crianças e hoje atende a cerca de 3.600 um aumento de cerca de 300% nos últimos anos.
A Educação Infantil engloba a creche, que atende a criança de zero a três anos em período integral e a pré-escola que atende as crianças de quatro a seis anos em meio período. Na Rede Municipal a pré-escola funciona nas escolas municipais. Nas instituições conveniadas, as creches e pré-escolas funcionam em um mesmo espaço físico.
Sob o incentivo da Gerente de Educação Infantil Denise Jordão,  a Coordenadora de Educação Infantil, Maria Carla de Azevedo Rosa credita essa ampliação às várias realizações que o Governo Fernando Jordão vem desenvolvendo desde 2001. Entre as ações estão a inauguração das Creches Municipais Profª Deise Maria da Silva Vieira (na Japuíba), Jair Landim de Almeida (no Balneário) e da Creche Municipal Sérgio Louzada Tavares (no Frade). Além disso a cada ano, houve um crescimento na oferta de matrículas nas instituições conveniadas que passou de duas instituição em 2001, para seis em 2007.
 
Também houve um  aumento do número de turmas pré-escolar na rede municipal. Este ano mais cinco escolas passaram a oferecer a pré-escola, a Escola Municipal Alexina Lowndes (no Bonfim), a Escola Municipal Maria Hercília Cardoso de Castro (na Vila Velha), a Escola Cornélis Verolme (em Jacuecanga), a Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida (na Japuíba) e a Escola Municipal Antônio Joaquim de Oliveira (Sapinhatuba I).
Mas as novidades não param por aí na Educação Infantil. A expectativa é de que o número geral de vagas aumente   ainda mais com a ampliação de uma e a construção de mais duas Creches Municipais. Estão previstas as construções de uma creche no Morro do Santo Antônio com 120 vagas e no Belém com 200 vagas. Além da ampliação da Creche Municipal Maria Lucia Cardoso, em Monsuaba, que irá aumentar sua capacidade que é de 55 crianças em mais cem vagas.
Para cuidar de toda essa estrutura da Educação Infantil Municipal e Conveniada, a Secretaria de Educação criou o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) e o Centro de Ensino Comunitário (CECI), subordinados à Gerência de Educação Infantil. O CEMEI tem por objetivo atender às creches e às pré-escolas municipais. O CECI tem por objetivo ampliar a oferta de vagas nas instituições conveniadas repassando recursos e dando suporte técnico-pedagógico.
Tanto a Educação Infantil Municipal como a Educação Infantil Conveniada recebem visitas de avaliação pedagógica e técnico-administrativa, ou seja, são avaliadas pela Secretaria de Educação. Além disso, todos participam das ações da Gerência de Educação Infantil, como o Prêmio Educresce, que valoriza as práticas educativas de qualidade e o Brincando na Praça, que proporciona às crianças de zero a seis anos das creches e pré-escolas a participação em atividades lúdicas com momentos de lazer, cultura e entretenimento. Além disso,  todos os educadores participam do Programa de Formação Continuada Bimestral, que tem como objetivo estabelecer as diretrizes pedagógicas e assegurar a valorização dos cerca dos 280 profissionais que lidam diretamente com as crianças das Creches Municipais e Conveniadas e das Pré-escolas.
 

Secretarias relacionadas: