Vacinação contra febre aftosa

As vacinas poderão ser adquiridas gratuitamente na Secretaria de Agricultura

Quinta-Feira, 15/03/2007 | .

 
A Prefeitura de Angra dos Reis convoca todos os produtores de gado do município para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa que começa na próxima semana , a partir do dia 26 de março. Para os pequenos produtores, a Prefeitura de Angra estará  fornecendo gratuitamente as vacinas.
Técnicos da Secretaria de Agricultura vão entregar as vacinas nas propriedades, mas se o produtor preferir, pode se antecipar e adquirir a vacina na sede da Secretaria, na Rua Teixeira Brandão, 140, 3º andar, das 9 às 16h30.
A campanha contra a aftosa é realizada no município sempre nos meses de março e setembro acompanhando o calendário nacional. As vacinas são fornecidas pelo Governo do Estado que as repassa para os municípios.
O número de bovinos de Angra é estimado em cerca de 5.500 cabeças. Angra recebeu 3 mil doses de vacina para atender somente a demanda apresentada pelos pequenos produtores que está estimada em cerca de 2.500 cabeças de gado. Todos os animais desde os recém-nascidos aos que se encontram em idade adulta devem ser vacinados,
A febre aftosa é uma doença bastante contagiosa. È causada por um vírus e se manifesta por aftas nas bocas, mucosas e cascos dos animais. Há 15 anos, o município não apresenta casos da doença que também foi banida do Estado do Rio de Janeiro há 7 anos.
A doença foi conhecida cientificamente como extremamente contagiosa na Itália no século XVI. Depois espalhou-se pela França e Inglaterra. No século XIX, foi observada em vários países da Europa, Ásia, África e América. Em 1870, foi detectada pela primeira vez na América, afetando os bovinos da Argentina.
A enfermidade hoje se apresenta de forma endêmica em algumas regiões da Ásia, América do Sul, África e no Oriente Médio. Surtos da doença tem ocorrido em alguns países como Grécia, Taiwan, Argentina, Brasil, Uruguai, Japão e no Reino Unido.
Trata-se de uma das doenças mais contagiosas, que causa importantes perdas econômicas, pelas perdas diretas ou devido aos sinais clínicos, com conseqüente queda na produção, e através dos embargos econômicos impostos pelos países importadores. Como exemplo podemos citar que se uma propriedade apresentar casos da doença, toda a área localizada próxima a ela, em um raio de 12 km fica interditada pela saúde pública.
 A transmissão ocorre por contato direto ou indireto, através de secreções, saliva, leite, e de equipamentos e materiais que entraram em contato com animais infectados. O ar expirado e sêmen de animais doentes provocam contaminação até quatro dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas clínicos. 
A febre aftosa apresenta baixa taxa de mortalidade em animais adultos e alta mortalidade em animais jovens. Os hospedeiros são os bovinos e todos os animais de casco fundidos.

Secretarias relacionadas: