Nova mostra no Museu Sacro

Peças de cultos domésticos de famílias antigas da cidade podem ser apreciadas no Museu de Arte Sacra.

Segunda-Feira, 12/03/2007 | .

No domingo, 11, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, abriu a Exposição Temporária “Imaginária de Culto Particular”, no Museu de Arte Sacra, na Igreja da Lapa. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Música nas Igrejas com o concerto de grupo de voz da Escola Sonata.
       Dezenas de obras podem ser vistas até o dia 31 de maio. Elas pertencem ao acervo de inúmeras famílias angrenses, que com devoção e fé mantém esses objetos como símbolo de sua religiosidade. A exposição foi montada pelo coordenador de Patrimônio Histórico da secretaria, Alonso de Oliveira. Ele dispôs as peças centenárias em diversas bancadas. Muitos objetos são raros, como o broche do Divino Espírito Santo, da família Eliane Vicarone, ou as imagens de porcelana branca do Cristo da Coluna e de Nossa Senhora da Expectação, da família Pedro de Andrade, da Gipóia. Litografias, medalhinhas, manuais de reza, pratarias entre outras infinidades de peças do século XIX, estão na mostra.  
     O Museu de Arte Sacra tem entrada franca e funciona na igreja da Lapa e da Boa Morte, na Rua Dr. Bastos, no Centro da cidade, de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Construída em 1752, é a única igreja que conserva a pintura original do retábulo do Altar-Mor. Ela foi tombada pelo Sphan em 1954.

Secretarias relacionadas: