A Prefeitura através da Turisangra - Fundação de Turismo de Angra dos Reis - junto com os proprietários de embarcações e agências de turismo do Abraão (Ilha Grande) estão iniciando uma nova rodada de discussões procurando soluções para o ordenamento de todas as atividades do turismo náutico, incluindo melhorias no Cais de Turismo e incentivo à legalização de todas as embarcações e agências que operam na localidade.
O passo inicial foi dado pelo presidente da Turisangra, Manoel Francisco de Oliveira, que sugeriu numa reunião com cerca de 50 pessoas do ramo, na tarde do dia 7, no salão da Pousada Juliana, no Abraão, que fosse formada uma comissão local, para estudar o assunto e acompanhar todo o processo que a Prefeitura vai instalar na localidade para resolver os problemas hoje enfrentados por todos os operadores e donos de embarcações, principalmente no que se refere ao ordenamento do funcionamento diário do Cais de Turismo.
A comissão, aberta a participação de todos os interessados, foi aceita de prontidão e formada no final da reunião. Terá como função levar os trabalhos adiante e ser a ponte de ligação entre os interesses do segmento e a Prefeitura de Angra.
O objetivo da Prefeitura de Angra ao realizar esta ação é cada vez mais incentivar o desenvolvimento dessas atividades e criar oportunidades para que as pessoas que atuam no turismo no Abraão cresçam e se fortaleçam tanto no mercado turístico nacional como no internacional, oferecendo, durante todo o ano, produtos de comprovada qualidade e segurança e seguindo as normas legais de operação que já estão sendo cobradas pelo Ministério de Turismo.
Manoel Francisco alertou durante a reunião que as medidas que a Prefeitura está sugerindo, em relação à legalização do setor, são hoje normatizadas por diversas leis municipais e principalmente pela legislação federal.
_, Quem não as seguir estará naturalmente se alijando do processo de desenvolvimento e, naturalmente enfrentarão dificuldades, porque não poderão efetivamente atuar no ramo devido à fiscalização que atuará firmemente para coibir as ilegalidades. Por isto é importante se legalizar, trabalhar corretamente e oferecer produtos de qualidade e com segurança. A Ilha Grande é um destino turístico de inegável rentabilidade por sua beleza e por tudo que oferece, por isso é bom nos unirmos e zelarmos por ela. A Prefeitura está totalmente à disposição de vocês para ajudar no que for possível , no que se refere a infra-estrutura e apoio diversos,- se prontificou ele
Além de Manoel Francisco participaram da reunião o subprefeito da Ilha Grande, Álvaro Signarelli, técnicos de turismo e do setor de fiscalização de postura do município, além de oitenta por cento dos representantes de barqueiros e de agências do Abraão.
O presidente da Turisangra saiu satisfeito da reunião. Ele acredita que mais um grande passo foi dado pela Prefeitura de Angra visando o desenvolvimento sustentável e legal da Ilha Grande. Segundo ele, os assuntos em pauta como o ordenamento do turismo náutico, utilização do cais de turismo e legalização das atividades foram bem discutidos e todos puderam dar sugestões, fazer críticas e principalmente, chegar a conclusão de que precisam se unir para fazer o setor crescer.
Durante a reunião, os técnicos da Prefeitura de Angra explicaram que o ordenamento do Cais de Turismo do Abraão irá ser feito paulatinamente e chegará em poucos dias a funcionar a contento, como já acontece hoje no Cais de Turismo do Centro da Cidade, que recebeu o mesmo tipo de ordenamento e normalmente está nesta temporada atendendo, sem problemas, a cerca de 1.200 passageiros por dia somente em embarcações devidamente autorizadas.
A Turisangra também comunicou que atendendo reivindicações e demandas do Abraão, brevemente, a Prefeitura irá iniciar obras de revitalização do Cais de Turismo.
Subsecretaria de Comunicação 3365.3476 e 3365.2110