Saneamento da Vila Velha

Parceria entre Prefeitura e Iniciativa privada vai sanear Vila Velha

Segunda-Feira, 05/03/2007 | .

Os moradores da Vila Velha lotaram a Escola Municipal Maria Hercília Cardoso, na Vila Velha, na noite deste sábado, dia 03, para presenciar o início da realização de dois sonhos: o saneamento do bairro e a construção de uma sede para a associação de moradores do bairro. Esses dois sonhos serão realizados devido ao espírito empreendedor do governo Fernando Jordão   onde as parcerias são priorizadas em prol da melhoria da qualidade de vida da população
            Na noite de sábado a Prefeitura e o Fundo de Pensão da Caixa Econômica (FUNCEF), proprietário das instalações do hotel operado pela bandeira Blue Tree Park, assinaram uma parceria que vai beneficiar as 86 famílias da Vila Velha e a população de Angra de uma forma em geral. As famílias serão beneficiadas com as obras no bairro. A população será beneficiada com a geração da oferta de trabalho, já que a Prefeitura aprovou a construção de quatro condomínios na área da Fazenda Tanguá, com 195 unidades entre casas e apartamentos.
            A obra de saneamento básico está orçada em R$ 420 mil. Será realizada pelos empreendedores, a PLARCON e a GRAFISA. O projeto é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que também vai fiscalizar a obra. A sede da associação de moradores será construída no segundo andar do Salão Comunitário do bairro. Essas obras são as contrapartidas da FUNCEF e dos empreendedores para aprovação da obra por parte da Prefeitura, que antes, porém fez as adequações necessárias ao empreendimento, como diminuir o número de unidades residências. 
            Além dos moradores, estavam presentes na cerimônia o prefeito Fernando Jordão, o diretor Imobiliário da FUNCEF, Jorge Arraes, o deputado Federal Luiz Sérgio Nóbrega, a presidente da Associação de Moradores da Vila Velha, Kátia Rejane, o diretor-executivo do SAAE, Carlos Alberto Marcatti, os vereadores Essiomar Gomes e Conceição Rabha, o vice-presidente da PLARCON, Cláudio Neves e o diretor do Rio de Janeiro GRAFISA, Luiz Henrique Rimes. Na ocasião, Jorge Arraes se comprometeu com o prefeito em dar preferência à mão de obra e empresas locais para a realização de todas as obras.
             - A FUNCEF tem uma grande responsabilidade sócio-ambiental e prova disso é essa cerimônia que hoje realizamos aqui, - declarou lembrando que o Blue Tree emprega diretamente 420 e que 86 % delas ou nasceram ou moram em Angra há mais de seis anos quando o hotel foi inaugurado.
            O deputado Luiz Sérgio Nóbrega foi parceiro da Prefeitura nas negociações com a FUNCEF. Ele disse que quando o que está em jogo é o interesse de Angra dos Reis não há divergências, há parceiros. Ele revelou que o Governo Federal irá lançar um Programa de Escolas Técnicas no Brasil e que há 80% de chances de uma dessas escolas serem implantada em Angra.
            - Angra será pólo da região com um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), para atender a todas às cidades da região, - declarou o deputado.
            Fernando fez coro com Luiz Sérgio. Ele lembrou que quando o que está em jogo são os interesses de Angra dos Reis não existe partido político. Existe união. União que Fernando Jordão espera contar para aprovar o Projeto de Saneamento Básico de Angra dos Reis (SANEANGRA) que se encontra no Ministério do Planejamento.
            - Luiz Sergio nos acompanhou no Ministério do Planejamento para entregar o projeto, que além de rede de capitação e tratamento de esgoto prevê a capitação de água no Bracuí para abastecer todo o Município. Orçado em R$ 120 milhões, precisamos do apoio do Governo Federal para capitar recursos para sua execução, explicou o prefeito Fernando Jordão.

Secretarias relacionadas: