Cerca de 30 coordenadores e orientadores pedagógicos das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram na tarde desta quarta-feira, dia 28, no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA), do I Encontro de Educação para o Trânsito, promovido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, da Subsecretaria de Transporte e Trânsito. O objetivo do encontro foi sensibilizar os educadores para a necessidade urgente de mudar a realidade do trânsito em Angra dos Reis baseados em dados estatísticos dos acidentes em diferentes modalidades, como óbitos por atropelamentos, por exemplo. O evento também busca colocar em prática as leis que estabelecem o trânsito como tema a ser abordado e trabalhado no cotidiano escolar.
A subsecretária de Transporte e Trânsito, Rita de Cássia Oliveira de Assis e o coordenador de Educação para o Trânsito, Alan Tadeu M. de Brito, conduziram os trabalhos. Eles apresentaram a agenda da Educação para o Trânsito de 2007, onde constam entre outras atividades campanhas educativas nas ruas, a Semana Municipal de Trânsito (maio), a Semana Nacional de Trânsito (setembro), e a construção da Cidade do Trânsito (Escola Pública de Trânsito) na Japuíba destinada à educação para crianças, jovens e adultos.
O público também apresentou propostas à Subsecretaria de Transporte e Trânsito. Entre as propostas estão: adesivos com recadinhos confeccionados pelas crianças para serem fixados dos automóveis dos pais, associação do trânsito ao turismo com os alunos conscientizando pedestres e condutores com panfletos educativos em points do Município, instalação de bicicletários próximos às escolas e praças para estimular o uso desse tipo de transporte na realização de trabalhos educativos para alunos do Ensino Médio e Fundamental com os temas Álcool e Direção e Velocidade e Direção.
A subsecretária de Transporte e Trânsito, Rita de Cássia Oliveira de Assis e o coordenador de Educação para o Trânsito, Alan Tadeu M. de Brito, destacaram a importância de cada escola de Angra abraçar essa causa: de educar para o trânsito e consequentemente para a vida, cumprindo essa importante missão de cidadania. Durante o evento o público também conheceu o trabalho de Educação para o Trânsito desenvolvido pela Prefeitura de Niterói em sua rede de ensino com teatro de fantoches, vídeos, textos e discussões.