A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano intensificou a Operação Angra Legal em todo Município a partir desta quarta-feira, dia 14, quando começa o Carnaval na cidade. Seu objetivo é conter o turismo predatório, que se caracteriza por hospedagem em pousadas e camping ilegais, proliferação de comércio ambulante e invasões e ocupações de áreas de preservação permanente.
Em parceria com a TurisAngra e o apoio das demais secretarias da Prefeitura, a operação vai envolver cerca de 180 pessoas atuando tanto em terra como no mar com fiscalização urbana, vigilância sanitária e educação ambiental.
A operação vai atingir todo Município de ponta a ponta incluindo a Ilha Grande e a Gipóia. No continente, a Prefeitura intensificará os trabalhos de conscientização ambiental com a distribuição de panfletos e bolsas para lixo nas praias e no Cais de Turismo.
Outras importantes ações do Angra Legal para este período foi a contratação de uma equipe de mergulho para iniciar a partir desta quarta-feira, dia 14, a limpeza do fundo do mar (no entorno dos principais cais de atracação como o da Praia Grande); e de um carrinho próprio para revolver areia e fazer a limpeza das praias do continente.
Todos os bares/restaurantes flutuantes também serão fiscalizados. Foi contratada uma embarcação para fazer a coleta do lixo flutuante, nas praias de difícil acesso e na Gipóia. Esse trabalho será feito independentemente da remoção diária de todo o lixo da Ilha Grande para o Aterro Sanitário, que é feita regularmente pela Prefeitura e intensificada nos feriados prolongados. Já o recolhimento do lixo das escunas será feito no Cais de Turismo.
Angra Legal na Ilha Grande
Na Ilha Grande, as praias onde o fluxo de turistas é maior, como as Praias do Provetá, Aventureiro, Araçatiba e Abraão, a Operação Angra Legal irá promover uma série de atividades complementares de educação ambiental como palestras, oficinas e blocos carnavalescos de cunho ecológico.
Na Vila do Abraão haverá oficina de “Fantasias com material reciclável”, palestras, pinturas artística com motivos ecológicos, passeio ecológico com crianças e Ecobloco com grupo teatral e crianças fantasiadas. Na Praia de Araçatiba haverá oficina de “PUF com garrafa PET”, Ecobloco na praia e oficina de “Fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha usado”. No Provetá haverá atividades infantis e oficinas para adultos, como a “Reutilizando a garrafa PET”.
Na Praia do Aventureiro, onde vigora um plano piloto de carga que limita em 560 pessoas por dia acampados na localidade, o Angra Legal implantará, no Carnaval, a Coleta Seletiva de Lixo. Além disso, nesta quarta-feira, dia 14, haverá uma palestra com a Vigilância Sanitária sobre procedimentos, manuseio e armazenamento de alimentos. No sábado, domingo e segunda de carnaval acontecerão a: palestra “A Ilha é grande mais tem limites” e as oficinas “Fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha usado” e “A garrafa PET como objeto de decoração".
Na Praia de Freguesia de Santana, um point de embarcações de turismo, será feito o trabalho de abordagem de educação ambiental a bordo das escunas assim que elas atracarem no cais.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito, esclarece que a Prefeitura de Angra, com o Projeto Angra Legal, tem como meta acabar com o turismo predatório e garantir a preservação do meio ambiente, a partir da conscientização e da fiscalização. Ela explica que as ações do projeto são desenvolvidas durante todo o ano no município, sendo intensificadas durante os feriados prolongados, como o Carnaval, principalmente em áreas turísticas como a Ilha Grande.
- Nós queremos garantir que hoje e no futuro os turistas possam desfrutar das belezas naturais do Município da melhor forma, ou seja, com consciência ambiental. Para isso, o projeto visa controlar o turismo predatório, a partir de ações para coibir campings, pousadas e comércios irregulares. A proposta é a de conscientização de que um paraíso como Angra dos Reis deve ser preservado e isso depende de uma simples atitude que vai desde jogar lixo no mar ou nas matas até o de construir em áreas de preservação ambiental. Angra dos Reis está de portas abertas ao turista consciente, que deseja desfrutar deste paraíso, - declarou Elizabeth Brito.
Educação ambiental na Ilha Grande:
Dia 17 – Sábado
Vila do Abraão (Praça)
14h: Oficina de fantasia com material reciclável
16h: Palestra “Reciclagem e Meio Ambiente”
Praia de Araçatiba (no Coreto)
14h: Oficina “PUF com garrafa PET”
Praia do Aventureiro
19h: Palestra “A Ilha é grande, mas tem limites”
Praia de Provetá
10h: Atividades Infantis
- MIni-palestra “Importância e Conservação do Meio Ambiente”
- Dinâmica de grupo
14h: Oficina “Fabricação de sabão a partir do óleo usado” (moradores público alvo)
Dia 18 –Domingo
Vila do Abraão (Praça)
14h: Desenhos com temas ecológicos
15h: Pintura artística com motivos ecológicos (Público alvo: crianças)
16h: Passeio Ecológico com crianças
Praia de Araçatiba (no Coreto)
15h30: Ecobloco na Praia
Praia do Aventureiro
19h: Oficina “Fabricação de sabão a partir do óleo usado” (moradores público alvo)
Praia de Provetá
10h: Oficina infantil “Reutizando a garrafa PET”
14h: Oficina “Fabricação de sabão a partir do óleo usado” (moradores público alvo)
Dia 19 – Segunda
Vila do Abraão (Praça)
14h: Desenhos com temas ecológicos e oficina de fantasia reciclável
15h: Pintura artística com motivos ecológicos (Público alvo: crianças)
16h: Ecobloco com grupo de teatro e crianças fantasiadas
Praia de Araçatiba (no Coreto)
14h: Oficina “Fabricação de sabão a partir do óleo usado” (moradores público alvo)
Praia do Aventureiro
19h: Oficina para adultos “A garrafa PET como objeto de decoração”
Praia de Provetá
14h: Oficina para adultos “A garrafa PET como objeto de decoração”
De 17 a 19
Praia de Freguesia de Santana
10h às 12h:
Colocação dos conjuntos de sacos de lixo transparente em locais estratégicos.
Cadastramento das embarcações no cais de desembarque.
Palestras direcionadas aos turistas e marinheiros a bordo de embarcações.
14h às 15h:
Capacitação dos funcionários responsáveis pela limpeza e coleta através de palestras de cunho informativo