Sob a Coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 9, no auditório do CEA - Centro de Estudos Ambientais, a primeira reunião interna do Grupo Técnico da Prefeitura de Angra para a elaboração da proposta do Plano Diretor da Ilha Grande, reunindo diversos representantes das secretarias municipais.
O Plano Diretor da Ilha Grande irá complementar o Plano Diretor do Município de Angra cujas Diretrizes foi aprovada no final de 2006, através da Lei.1754 de 21/12/2006 publicada no dia 11 de janeiro de 2007.
A primeira reunião do Plano Diretor da Ilha foi coordenada pelo Gerente de Planejamento Territorial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cássio Velloso de Abreu. Segundo ele, o plano da Ilha Grande com a lei de diretrizes e zoneamento, será entregue à Câmara Municipal, no dia 5 de junho, Dia Mundial de Meio Ambiente.
Durante a reunião, o grupo decidiu o cronograma dos trabalhos com as atividades e prazos de entrega em suas diferentes fases mobilizando todas as comunidades da Ilha Grande.
No dia 28 de fevereiro, no Abraão, será instalado o Núcleo Gestor de Acompanhamento dos Trabalhos na Ilha Grande com os principais agentes sociais envolvidos, como representantes do movimento ambiental, da área social e econômica, moradores, setor turístico, proprietários de terras, setor de construção civil , igrejas e etc... .
Os próximos passos a serem dados pelo grupo de trabalho interno será fazer um levantamento, nas respectivas secretarias, de todos os dados relevantes sobre a Ilha Grande para fazer um relatório para ser entregue ao grupo coordenador até o dia 12 de março. Com estes dados, o grupo fará um diagnóstico geral da Ilha Grande e terá já os dados para fazer uma cartilha sobre o Plano Diretor da Ilha.
Em abril será iniciada a rodada de reuniões nas praias da Ilha Grande onde será feita uma sistematização das leituras e distribuiição das cartilhas qualificando os moradores para as discussões que serão cada vez mais decisivas.
Em maio as comunidades já começarão as discutir as prpostas técnicas em novas rodadas de reuniões desta vez em forma de conferências temáticas para elaboração das propostas conjuntas com a comunidade, nas praias da Ilha Grande.
Nestas reuniões a comunidade ficará conhecendo melhor as funções de um plano diretor, os projetos que estão sendo desenvolvidos em todas as praias e os problemas e particularidades de cada uma. Enfim, irá visualizar a Ilha Grande de hoje com suas riquezas a serem preservadas e seus conflitos, e poderá então colaborar com propostas para desenvolvê-la sustentavelmente. As propostas das comunidades serão decisivas para a sistematização do diagnóstico final e confecção do anti-projeto de lei.
No dia 4 de junho, antes da entrega do Plano Diretor da Ilha Grande à Câmara Municipal, será realizada uma Audiência Pública no Abraão para apresentação do trabalho final.