350 pessoas doam sangue

Campanha de doação do Grupo Abadá abastece Hemonúcleo da Costa Verde

Segunda-Feira, 12/02/2007 | .

 
          O Hemonúcleo Costa Verde está em festa. Terminou na manhã de sábado, dia 10, a 8ª Campanha de Doação de Sangue do Grupo Abada Capoeira. A campanha começou no dia 29 de janeiro. Nesse período os integrantes do grupo montaram uma tenda na Praça Frei Bernardo divulgando a campanha e convocando as pessoas para doarem sangue. E mais uma vez a campanha do Abadá resultado: em 13 dias cerca de 350 pessoas doaram sangue. Em dias normais o Hemonúcleo recebe cerca de 10 doadores por dia. O que não é suficiente para manter atender a Costa Verde em épocas normais e, principalmente, em situações de emergência.
            Durante a campanha esse número chegou a cerca de 30 pessoas por dia. O professor Arisco explicou que esse é justamente o objetivo do trabalho do Abadá: buscar o maior número de doadores possíveis para o hemonúcleo, que além de atender Angra, abastece também os municípios vizinhos de Paraty, Rio Claro e Mangaratiba.
            Para doar sangue é simples. É preciso: ter entre 18 e 65 anos; não ter ingerido alimentos gordurosos, pelo menos 4 horas antes da doação; não estar grávida e nem amamentando; e não ser portador de doenças como hipertensão arterial e diabetes.
A campanha alerta também que não devem doar sangue, as pessoas que usam drogas inaladas ou injetadas; que possuem múltiplos parceiros (as) sexuais;  parceiras (os) de pessoas infectadas pelo HIV, ou enfermos com Aids; e pessoas  com histórias prévias de doenças sexualmente transmissíveis.
Toda pessoa apta pode doar sangue sem prejuízo para sua saúde, até quatro vezes por ano, e em cada doação estará ajudando no mínimo 2 pessoas. No ato de doação, a pessoa deve apresentar um documento de identificação com foto. Depois será cadastrada e aguardará a entrevista para triagem. Enquanto o doador espera, o hemonúcleo serve um refresco para hidratação. A doação dura de 5 a 15 minutos.
A campanha de doação de sangue do Abada Capoeira é feita uma vez por ano, em todo o Brasil e em mais 40 países, onde o grupo tem representações. Foi lançada pelo Mestre Camisa, Presidente do Abadá, no Campeonato Mundial de Capoeira em 1997. Em Angra, a campanha foi iniciada no ano de 1999 pelo Professor Marisco em parceria com a Prefeitura. Parceria que permanece até hoje e ganhou mais aliados. Este ano além da Prefeitura, a vereadora Vilma dos Santos também apoiou a campanha.
O encerramento da 8ª Campanha de Doação de Sangue do Grupo Abada Capoeira aconteceu com apresentação de capoeira, corte de bolo e distribuição de refrigerante em frente ao Hemonúcleo que fica na Rua Manoel do Rosário, 67, atrás do Hospital Codrato de Vilhena.
Alam  dessa campanha o Abadá oferece aulas de capoeira gratuitamente para crianças e adolescentes até 17 anos, através de uma parceria com  a Secretaria Municipal  de Cultura, Esportes e Eventos. As aulas acontecem as segundas e quintas, na sede do Abadá, na sobreloja do Posto Petrobras na Rua Coronel Carvalho. As aulas acontecem ainda em outros dez bairros  do Município.

Secretarias relacionadas: