Pela primeira vez na história da Prefeitura de Angra, a Secretaria de Fazenda conseguiu atingir a meta de arrecadação do IPTU - Imposto Predial, Territorial e Urbano - em cota única com descontos, antes do encerramento do prazo para pagamento que será no dia 10 de fevereiro. Foram arrecadados em 38 dias, R$ 12 milhões, cerca de 32% da arrecadação prevista para este ano, que gira em torno de R$ 37 milhões.
Todos da equipe da Secretaria de Fazenda, especialmente o Secretário Municipal José Nicodemos e os funcionários da Gerência do Imobiliário, estão comemorando a façanha.
Segundo o Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa e o Prefeito Fernando Jordão, o excelente resultado é fruto de muito trabalho e determinação de toda a equipe do Imobiliário da Secretaria de Fazenda e vem coroar de êxito todo o desempenho da Prefeitura de Angra que trabalha incansavelmente para transformar a arrecadação de impostos em obras essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população, como obras de pavimentação, construção de escolas, postos de saúde e investimentos diversos.
Segundo o Gerente do Imobiliário da Secretaria de Fazenda, Gilmar Ramos Carneiro, a meta de arrecadação de 12 milhões era esperada para o dia 10 de fevereiro e para alegria de todos, foi atingida no dia 5, superando todas as expectativas.
Na opinião dele, diversos fatores contribuíram para o resultado excelente da campanha do IPTU 2007. Destaca o trabalho desenvolvido por toda a sua equipe e acredita que a boa arrecadação mostra que a população está satisfeita com a gestão da Prefeitura. Gilmar lembra também que o serviço de comunicação, desenvolvido pela Prefeitura com a campanha “Em Angra seu IPTU Acontece!” também levou a população a abraçar a campanha.
- Toda a equipe do Imobiliário, da qual me orgulho de fazer parte, trabalha com afinco para iniciar as campanhas do IPTU. A cada ano que passa lançamos mão de novidades para aprimoramos nossa forma de trabalho para que o resultado saia o melhor possível. Neste ano, a novidade foi o acesso à internet para retirar a guia de pagamento. Trabalhamos também com uma equipe de 25 pessoas fazendo a entrega das guias de casa em casa e com 5 pessoas trabalhando na entrega das guias no balcão de nossa gerência. Enviamos também através do correio uma grande leva de guias e estamos felizes com o resultado. A Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura também foi uma grande aliada realizando uma excelente campanha de divulgação mostrando como o pagamento do IPTU retorna para as comunidades através de investimentos. Tudo isto junto resultou nestes números que estamos comemorando.
Segundo ele, a equipe tem ainda muito trabalho pela frente, procurando arrecadar mais um pouco até o dia 10 de fevereiro, quando se encerra a campanha do pagamento em cota única com desconto de 10% e com o início do pagamento em parcelas que começa no dia 11 de fevereiro.
Para a campanha do IPTU 2008 ele espera que a arrecadação seja melhor ainda porque poderão cobrar o IPTU de terrenos vazios, cujos endereços ainda não são de conhecimento da Prefeitura. Segundo ele, através de um convênio já firmado entre a Prefeitura de Angra e a Receita Federal, esses endereços passarão a ser de conhecimento do município que poderá então emitir novas guias e melhorar a arrecadação em geral. A Prefeitura já tem um grande número de terrenos vazios cadastrados que pagam normalmente o IPTU, com mais esta nova parceria o Gerente do Imobiliário acredita que sanará este antigo problema e mais impostos entrarão para os cofres públicos para serem revertidos em obras essenciais para toda a população.