Costa Verde Negócios

Artesanato será o carro-chefe da maior feira de negócios da região

Segunda-Feira, 05/02/2007 | .

 
         
 
            A Prefeitura de Angra dos Reis participou na noite de 2 de fevereiro, do lançamento da quarta edição da Costa Verde Negócios, a maior feira de negócios da região sul fluminense, que acontecerá de 6 a 10 de junho na Praia do Anil, das 14 às 22 horas.
A Prefeitura foi representada pela Secretaria Municipal de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia. Representantes do comércio, empresas, indústrias, artistas plásticos e diversas artesãs da cidade prestigiaram o evento que terá neste ano como carro-chefe o artesanato da região.
O lançamento da Costa Verde foi realizado em um o espaço reservado do Restaurante Aquidabã que recebeu especialmente para a ocasião, uma exposição com quadros do artista plástico Brasil e diversos produtos como tapetes, cestos dos índios guaranis, bonecas de palha de bananeira, colchas em retalhos e diversos outros    produtos artesanais da região.
 
 O evento será organizado pelo Sindicato do Comércio de Angra (Sicomércio) e pela   Federação do Comércio do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis, Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (ACEAR), Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), Sebrae, e Senac. Contará também com a participação das prefeituras de Paraty, Mangaratiba e Rio Claro.
             A Prefeitura de Angra entrará com apoio total para que o evento se consolide como grande incentivador de abertura de novos mercados, realizador de parcerias a nível nacional e internacional e como promovedor de interação entre o comércio da região, abrindo espaços para o acesso à novas tecnologias e tendências.
            Presentes ao evento estavam o secretário de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, Francisco José de Almeida ( representando o Prefeito Fernando Jordão); o presidente do Sicomércio e representante da Fecomércio, vereador Essiomar Gomes; o presidente da Câmara Ricardo Dutra; presidente da Associação Comercial de Angra (ACEAR) Márcio Mendes Neto; presidente do CDL- Clube dos Dirigentes Lojistas de Angra- Ney Ornellas; gerente regional do Senac, Francisco Lopes Mendes; gerente regional do Sebrae Marilza Dutra, dentre diversas outras autoridades e empresários do ramo como Ricardo Medina, da Open Brasil, um dos organizadores do Fashion Rio que ocorreu recentemente na Marina da Glória. 
            Ao público visitante serão proporcionadas oportunidades de compras, palestras, shows culturais, praça de alimentação e entretenimento. Ao público empresarial, a Costa Verde Negócios oferece oportunidades de acesso à novas informações empresarias, novos conhecimentos e chances para expandirem seus negócios. No ano passado circularam no evento cerca de 60 mil pessoas e foram gerados cerca de R$ 6 milhões em vendas e negócios. A estimativa é que esses números cresçam ainda mais neste ano.
           A 4ª Costa Verde Negócios terá excelente estrutura. A princípio serão montados 144 stands, cada um medindo 3x3 metros, situados numa área coberta de 4 mil metros e 200 metros quadrados, com piso em carpete, praça de alimentação, restaurantes, mesas e palco para shows. O espaço contará também com auditórios, sala de rodada de negócios e banheiros químicos. A área será totalmente coberta.
            O Secretário de Comércio Francisco José de Almeida explica que a Costa Verde Negócios tem como objetivo principal valorizar o comércio e todos os negócios que alavancam o desenvolvimento de Angra e dos municípios próximos, colocando o mercado nacional perto do empresariado local.
            -Já na primeira reunião preparativa da Costa Verde, o Prefeito Fernando Jordão e o Secretário de Integração Bento Pousa Costa nos deram todo o apoio necessário, para que através da Secretaria de Comércio, fizéssemos o possível para que o evento se consolide como o melhor dos últimos tempos. Vimos então que precisávamos valorizar o artesão da cidade e da região para abrir novos horizontes e desenvolver melhor o setor. Todos os participantes aceitaram prontamente a idéia e começamos a trabalhar com afinco para apresentá-la neste lançamento. Já temos um diagnóstico dos artesãos da cidade e também já estamos ajudando a levar os seus produtos para serem expostos em pontos comerciais do Rio de Janeiro como a Casa do Artesão, além de estarmos preparando um local exclusivo para exposição, confecção e venda do artesanato de Angra, que será a Casa Laranjeira. Além do artesanato estamos investindo em melhorias gerais para todo o comércio da cidade, disse ele..
            A comerciante Sabrina Sousa participou de quase todas as feiras e acredita que a Costa Verde Negócios cumpre o objetivo que é ajudar o comercio a crescer, expandir e incentivar a entrada de novos produtos no mercado local.
_ Participei das duas primeiras feiras e os resultados que obtive foram muito bons. O evento com certeza movimenta o setor comercial. Conquistei importantes objetivos que foram o aumento considerável do número de clientes, tornar meus produtos conhecidos, aprender novas maneiras de comercializá-los, alem de conhecer novos fornecedores, observou ela.
A artesã Ana Cláudia de Souza que faz decoupage (arte de colagem) em caixas, e potes de bijuterias, está em ritmo intenso preparando com o maior carinho e ansiedade os materiais que colocará em exposição.
- As minhas expectativas são as melhores possíveis. Meus produtos começaram a ser divulgados na Feira Mãos de Angra e os resultados foram excelentes. Espero repetir o sucesso e fazer minha parte para que o artesanato de Angra seja cada vez mais valorizado e se fortaleça como fonte de renda real para todos nós,- afirmou ela.

Secretarias relacionadas: