Mais uma parceria em prol da qualidade de vida em Angra dos Reis. A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), está implantando na Escola Municipal Ângelo Francisco Jerônimo, no Ariró, o Projeto Abelha Natureza que incentiva a criação de abelhas sem ferrão, nativas do Brasil e extintas em diversas regiões.
O Projeto, um incentivo à geração de renda e ao desenvolvimento sustentável, é mais uma ação do Programa Sertão Vivo/Ilha Viva. A primeira fase do projeto está em conclusão, com a implantação do meliponário na escola. A próxima fase inclui cursos de capacitação para a comunidade, envolvendo técnicas de manuseio e capitação de mel.
As abelhas são as principais polinizadoras das plantas que produzem flores, por isso sua criação é uma atividade para o desenvolvimento sustentável na área da recuperação ambiental. Essa polinização que promove a perpetuação de milhares de plantas e o alto valor terapêutico do mel são os fatores determinantes do sucesso do Projeto.