Centenas de crianças e jovens das escolas municipais, estaduais e particulares estão participando da IV Expo Interativa de Ciências 2008, no Cais de Santa Luzia.
O evento que é aberto para a população começou nesta quinta-feira, dia 03, das 8h30 às 21 horas e só termina no dia 4 às 16 horas. É uma realização da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Angra em parceria com a Fundação Cecierj e o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz.
.
A IV Expo Interativa tem .como objetivo despertar o interesse de alunos e da população em geraL, de forma lúdica e divertida, pelas novas tecnologias e avanços científicos. A exposição está funcionando em tendas armadas e em grandes caminhões, no Cais de Santa Luzia, com diversos stands, planetário, auditório e dezenas de mediadores (alunos e professores das fundações) que a todo momento prestam informações para as turmas que lotam o espaço.
O espaço divertido e movimentado da Expo oferece diversas atividades experimentais , palestras e mostra de vídeos variados. O Planetário Inflável é uma das principais atrações. Nele os alunos podem observar o céu, os planetas, o sol, a lua e a mudança das estações. Outro evento muito aguardado, que acontecerá na noite desta quinta-feira é a observação do céu utilizando-se de telescópios especiais. Stando do Projeto Tamar, do giroscópio, do sistema de roldanas ,ciclo de transformação de energia, amperímetro, ilusões óticas e outros mais também são atrações importantes e funcionavam como chamariz, despertando o interesse da garotada que faziam fila para participar dos experimentos e aprender cada vez mais.
Empresas como a Transpetro e a Eletronuclear, que apóiam o evento, também estão presentes na IV Expo apresentando projetos de proteção à natureza.
A estudante Priscila dos Santos, de 13 anos, da Escola Dr. Lauro Travassos, na Caputera I, participando pela primeira vez da Expo Interativa estava radiante.
- Gostei de tudo, principalmente do grande aquário, de ver os planetas, de aprender como funciona a audição e a visão e muito mais disse ela - , acompanhada da professora Eliane Alencar.