Seu Codrato Rosa Germano será homenageado na manhã de sexta-feira, dia 04, em frente à Igreja Matriz, através do Projeto “Angra Salva Sua Memória – Vida e Obra”, desenvolvido pela Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar). Será montada uma exposição de fotos da família, tornando pública a história de vida do homenageado.
Seu Codrato Rosa Germano nasceu em Angra dos Reis no dia 5 de outubro de 1942. Filho de Benedito Germano e Ana Rosa Germano, ele é um homem simples, colaborador da cultura angrense. Em 7 de dezembro de 1959, fundou, em condições precárias, a Folia de Reis “Estrela Guia”, que só foi à frente porque Seu Codrato teve muita força de vontade e esperança de um dia melhor. No primeiro ano foi muito difícil para organizar o grupo, pois não tinha instrumentos suficientes, nem roupas e calçados para os foliões. Porém, conforme o tempo foi passando, a população foi colaborando e, mais tarde, a Prefeitura de Angra também incentivou a folia, fazendo com que o projeto fosse adiante.
Dia 6 de janeiro, Aniversário da Cidade, as Folias de Reis tomam as ruas. Reis de violas..., um conjunto de violeiros, tocadores de pandeiros e uma pessoa marcando o compasso, batendo com o prego numa garrafa, num contínuo Dim, Dim, Dim e cantores, um chamado tripa. Depois dos versos cantados, fazia um prolongadíssimo eee... Muitos versos são de improviso, elogiando o dono da casa, mas a principal finalidade era anunciar a visita dos três Reis Magoa ao Menino Deus, era comum acordar à noite com cantorias à porta. O dono da casa que gostava de ser agraciado por esta cortesia, abria a porta e a janela, agradecia, dava uma espórtula ou se já tivesse preparado, abria a porta e convidava-os a entrar, servindo-lhes um lanche bem gostoso.