A Prefeitura de Angra dos Reis convida a população, entidades em geral e escolas para a I Conferência Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência, nesta quarta-feira, dia 2, das 8 às 17 horas, no auditório do CEA - Centro de Estudos Ambientais de Angra dos Reis, na Praia da Chácara.
A conferência terá como tema a “Inclusão, Participação e Desenvolvimento - Um jeito de Avançar”. Contará com representantes da Associação Pestallozzi, Associações de Pais e Amigos dos Surdos ( APADA), Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais ( APADA), Associação dos Surdos (Asmar) e diversas outras.
A conferência aprovará políticas municipais para a área e propostas que serão levadas para a Conferência Estadual que acontecerá no fim de julho, em local a ser definido.
O palestrante Valmeri Jardim, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, fará a abertura do evento falando sobre o “Participação, Desenvolvimento e as formas de Avançar”. Em seguida serão formados 3 grupos de trabalho: saúde, educação e obras. Os palestrantes serão a pediatra que cuida de crianças especiais no município, Daniela Koller, com o tema “Avanços da Reabilitação na área de saúde”; a gerente de Educação Especial, Adriana Rodrigues de Menezes que falará sobre as políticas de inclusão adotadas pela Prefeitura de Angra; e o engenheiro Gilson Cesar Alves de Oliveira, da Secretaria de Obras que falará sobre “Sensibildade”, explicando as adaptações que o município faz em todas as obras construídas, seguindo normas da legislação federal, para proporcionar locomoção mais segura e conforto para todas as pessoas portadoras de deficiência em geral, como calçadas, rampas , elevadores em escolas e em prédios públicos, sinalização, barras de apoio e etc... .