A capoeira angrense, genuinamente brasileira, também assume papel importante na visão de países de todo o mundo, como uma das referências nacionais. A vocação de Angra no fomento e desenvolvimento da cultura da ginga e ritmos da capoeira vem atravessando fronteiras e desta vez o nosso "embaixador" foi o professor Fábio "Vingador" do Centro Cultural Senzala de Capoeira, que recém chegou da Europa, após participar de seminários na França, Holanda, Itália e Dinamarca.
Foram 40 dias ensinando aos "gringos"o que a capoeira angrense tem, num intercâmbio que divulga a nossa cultura, além de tornar Angra ainda mais conhecida no mundo, não só pelas suas belezas naturais, mas também pelo talento de nossos capoeiristas.
Nos quatro países que visitou, o professor Fábio relatou experiências do seu trabalho em Angra, entre elas a sistematização de treinamentos da capoeira na formação de crianças e jovens de comunidades carentes, como no trabalho que ele desenvolve no Belém e na Sapinhatuba, atualmente focado para cerca de 150 pessoas.
O trabalho de Fábio "Vingador" tem o apoio dos seus mestres Deco e Abutre, que vibraram com a participação do capoeirista na Europa. Fábio Renato Batista de Souza é professor de educação física e sargento do corpo de bombeiros. Os organizadores dos seminários financiaram a hospedagem e alimentação do professor e a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), patrocinou a passagem área Rio-Paris-Rio.