O XII Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande , tanto no Continente, no Cais de Santa Luzia, como na Ilha Grande, na Vila do Abraão, oferecerá para a população, uma Oficina Aberta de Musicalidade – princípios básicos da leitura e da música, com Cláudio Bergamini, diretor do CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical).
A oficina é destinada a músicos profissionais e interessados em geral, já que o método foi criado com esta preocupação: atingir a quem já entende de música e quer se aperfeiçoar e a quem tem curiosidade e quer se iniciar. No Continente, será na sexta-feira, dia 13, às 10h, na área do evento, no Cais de Santa Luzia. Já na Ilha Grande, será na área do evento, na Vila do Abraão, sábado, dia 21, às 11h.
O CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical) foi responsável pela escolha das 36 composições selecionadas dentre as 551 inscritas para disputarem as eliminatórias do festival. Fundado em 1987, pelo professor, compositor e arranjador Ian Guest, o CIGAM é um curso livre voltado para o ensino da música popular. Criá-lo foi uma saída para atender à enorme demanda de músicos que, por puro prazer ou por exigências profissionais, desejavam se aperfeiçoarem. Aos poucos, a idéia de poder lidar com a música popular - desde os níveis mais elementares do aprendizado até os mais avançados - atraiu um novo público. Atualmente investimos tanto no aperfeiçoamento como na iniciação de adultos, jovens e adolescentes, amadores ou profissionais. O formato institucional de curso livre foi escolhido por ser o mais próximo da necessidade de leveza e criatividade, pré-requisitos básicos para um bom trabalho de pesquisa e ensino de música.