Dia do Desafio

Mais de 50 mil pessoas participaram do Dia do Desafio em Angra dos Reis

Sexta-Feira, 30/05/2008 | .

No dia 28,  Dia do Desafio,  evento competitivo, solidário e saudável,  de práticas de atividades físicas,  que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio,  em diversas cidades do mundo,  Angra dos Reis se mobilizou e colocou milhares de pessoas para fazer exercícios dos mais variados possíveis em escolas, praças, praias, calçadões, academias, campos de futebol, Estádio Municipal e em diversos outros espaços públicos.

A competição ocorre sempre entre duas cidades que tenham o mesmo número de habitantes. Neste ano, Angra competiu  com Soledad de Graciano Sánchez, do Estado de San Luís Potosi, no México. Angra dos Reis venceu a "disputa" atingindo a marca de 50.318 pessoas participantes, chegando ao percentual de 33,89% em relação ao número de habitantes que é de 148.476. A cidade mexicana conseguiu a participação de 28.352 pessoas obtendo o percentual de 12,50% de acordo com os seus 226.803 habitantes. Angra quintuplicou o número da sua participação em relação ao ano de 2007 que foi de 10.367 pessoas, o que demonstra uma grande mobilização da cidade nos seus mais variados segmentos.

Segundo o Secretário de Esportes e Lazer, Marcus Veníssius, no Dia do Desafio não interessa saber quem venceu ou perdeu, “o importante é  participar e unir as pessoas em torno dos esportes para que tenham vidas mais saudáveis”. 

  Segundo dados da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, coordenadora do evento, os números de participantes por espaços de prática de esportes na cidade foram os seguintes: 24.426 alunos de escolas municipais, 17.208 41.644 de escolas estaduais; 2.280 do projeto municipal PEC (esportes para crianças e jovens), 22.117 frequentadores de academias, 1211 adultos do PAC (projeto municipal  de ação corporal), 915 no Estádio, 798  no Cais de Santa Luzia, 632 no Colégio Naval, 531 caminhantes na Costeirinha e 200 funcionários da Limpacol, empresa de coleta de lixo da cidade.

 Angra participou pelo terceiro ano consecutivo do evento. O Dia do Desafio tem como principal objetivo despertar ao redor do mundo a consciência para a importância do exercício físico, incentivando a regularidade de hábitos saudáveis e combatendo o sedentarismo, além da reeducação alimentar.

O Dia do Desafio começou em uma pequena cidade do Canadá em 1983 e o Brasil começou a participar em 1995, no Estado de São Paulo, com a adesão de 35 cidades e a mobilização de quase 2 milhões de pessoas.

No Estado do Rio quem implementa o Dia do Desafio dando toda a infra-estrutura para que ele aconteça é o SESC. Quem de fato coordena e computa as atividades são as Prefeituras.

Nos diversos bairros de Angra, os atletas praticaram esportes nas escolas, praças, praias, piscinas, calçadões, estádios, campos de futebol, academias, nos 44 pólos esportivos que a Prefeitura mantém no município e em todos os espaços possíveis.  Valeu de tudo entre as atividades realizadas: caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr, jogar bola, fazer ginástica, promover gincanas, jogos e brincadeiras, vôlei, basquete, pingue pongue e demais atividades.

Um dos exemplos de união em torno dos esportes aconteceu no Cais de Santa Luzia onde  o professor Cadena, unindo consciência ambiental com exercícios físicos,  estimulou pessoas e atletas para encherem três caixas d’água de 1.000 litros com copos de café de 20ml . trabalhando com o tema “Água, a continuidade da espécie humana na Terra”. 

 

Secretarias relacionadas: