A Prefeitura através da Turisangra em parceria com a ABCAR - Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis, está trabalhando para colocar em prática o projeto “Escolinha de Mestre-Sala e Porta-Bandeira”. A idéia surgiu do carnavalesco Chidonga visando o resgate cultural do tradicional Carnaval de Angra dos Reis.
O presidente da ABCAR, Beto Carmona, explica que o objetivo é estimular a inserção de crianças e jovens a prática do bailado, ginga e elegância de um casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, com o intuito de em pouco espaço de tempo revelar vários casais que possam se integrar aos blocos carnavalescos da cidade e virem a desfilar em futuros carnavais de Angra dos Reis, e representar o fomento da cultura da cidade.
A ABCAR, que atualmente reúne 33 agremiações filiadas está solicitando à CULTUAR - Fundação de Cultura de Angra dos Reis a cessão de um espaço coberto no Convento São Bernardino de Sena para a realização das aulas da Escolinha de Mestre-Sala e Porta-Bandeira mirins.
As inscrições estarão abertas na Turisangra, situada a Avenida Júlio Maria, 10 no centro, a partir do dia 10 de junho, das 8:30h às 17h. Poderão participar das aulas crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos, sendo necessária a autorização dos pais. As aulas serão todas as terças-feiras no Convento São Bernardino de Sena das 18:30h às 20:30h.