Muitas maquetes, cartazes, música, jogos, vídeos e informações movimentaram o pátio da Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida, na Japuíba, durante todo o dia 28, durante a interessante exposição realizada pelos alunos da escola denominada Expo-Vida Futuro e Presente. O tema do evento foi a Evolução das Espécies, segundo Darwin, um importante naturalista inglês que viveu no século 19.
A exposição contou com trabalhos interdisciplinares realizados por todos os alunos da escola, do 1º ao 9º ano, inclusive do turno noturno. A diretora da escola, Eliane Cavaliere, professores e centenas de alunos circulavam a todo o momento no pátio, ouvindo atentamente as explicações sobre os trabalhos que alertavam sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e suas espécies, a importância dos reflorestamentos; mostravam as variedades de vida existentes no planeta, as formas de energias alternativas, como se preservar as nascentes e economizar água, destacando- se, dentre eles, as maquetes de cidades ecológicas e um grande mural sobre a viagem que Darwin participou como naturalista no navio Beagle. Todos também puderam apreciar vídeos sobre o assunto feitos por alunos do curso de artes e conversar animadamente com o aluno Sandro Heleno da Silva, do 8º ano, que se caracterizou de Darwin para participar do evento de uma forma criativa e inteligente.
A Teoria de Darwin foi revolucionária porque ele foi unificador, teve uma visão única, que permitiu entender como as diferentes espécies de animais se desenvolveram ao longo do tempo, desde as amebas aos seres humanos e dos fungos aos baobás , de uma forma bem simples e didática, explicando também porque as espécies permanecem existindo, ou são extintas. Darwin foi o responsável pelo conceito de seleção natural, um movimento da natureza que seleciona apenas os indivíduos aptos para viver em determinado lugar As idéias gerais da teoria da evolução das espécies sofreram alterações e aperfeiçoamentos, todavia as bases do evolucionismo subsistem até hoje e o nome de Darwin ficou ligado a uma das mais notáveis concepções do espírito humano.
Darwin participou como convidado da viagem do navio Beagle que deixou Davenport em 27 de dezembro de 1831, rumo à América do Sul, rumando para o arquipélago de Cabo Verde. Quando chegou às costas do Brasil, aportando na Bahia e depois no Rio de Janeiro, Darwin fez algumas incursões pelo interior. O navio seguiu depois para a Patagônia, as ilhas Malvinas e a Terra do Fogo. Desembarcou em Falmouth a 2 de outubro de 1836, depois de quatro anos e nove meses. Essa longa viagem deu a orientação que Darwin imprimiria à pesquisa sobre o tema fundamental de sua obra: a teoria da origem das espécies.