Box para artesanato local

Um espaço foi aberto para os indígenas e as pessoas assistidas pela Ação Social venderem seus trabalhos

Quinta-Feira, 22/05/2008 | .

 

 

A Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, criou mais uma alternativa para a geração de renda no município, tendo como público alvo os indígenas, da aldeia Sapukai, no Bracuhi, os usuários do Centro de População de Rua e as mulheres que participam das oficinas ministradas nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

Foi inaugurado na quarta-feira, 21, no Centro de Artesanatos, na Praça Lopes Trovão, um espaço para comercialização de objetos artesanais confeccionados por eles. Na cerimônia de abertura do Box 20, estiveram presentes o chefe de Gabinete, João Luiz Gibrail Rocha, representando o prefeito Fernando Jordão, a primeira-dama e secretária de Ação Social, Célia Jordão, o cacique João da Silva, entre outros.

Apresentaram-se no encontro os meninos assistidos pelo programa da secretaria com a Banda Maestro Galloway e o Coral Indígena. Meninos e meninas da aldeia mostraram a sua cultura através da música entoada por eles.

-Para nós é muito importante ter um espaço para vender nossos trabalhos. Não precisamos mais ficar levando e trazendo eles. Temos muito a agradecer ao prefeito e a secretária por estar nos ajudando. Sem o apoio do branco não conseguimos fazer muita coisa, - frisou o cacique de 96 anos, ressaltando que a sua aldeia tem escola, posto de saúde, comércio e um lago com muitos peixes.

A secretária Célia Jordão lembrou que esse espaço é apenas um dos que vão ser abertos pela Prefeitura para incentivar o artesanato local.

-Em breve teremos outro espaço, o da Casa Larangeiras. Este é o começo de um grande trabalho que estamos desenvolvendo no sentido de incentivar a geração de renda para a população. É através das oficinas que implantamos em sete bairros, que saem os produtos que serão vendidos no Box 20. Os usuários do Centro de Atenção à População de Rua também utilizarão este espaço, - adiantou a secretária.

No local poderão ser encontrados todos os tipos de objetos, de panos de pratos, cestarias, objetos decorativos até móveis feitos de bambu.

- A Prefeitura tem incentivado e desenvolvido essa potencialidade do município. A secretaria tem dado uma atenção especial aos indígenas e às pessoas que necessitam de viver de seus trabalhos. Este é mais um passo importante para o resgate da cidadania da população, - lembrou o chefe de Gabinete, João Luiz. O Box 20 ficará aberto de quarta-feira a domingo.

Secretarias relacionadas: