O prefeito Fernando Jordão entregou à população da Nova Angra mais um módulo de Estratégia de Saúde Familiar (ESF), antigo PSF. A nova instalação recebeu o nome do morador de 78 anos, há 40 no bairro, Manoel Tibúrcio Ferreira, que recebeu a homenagem acompanhado de sua família. Com esse são 33 em todo o município. Ainda este ano serão inaugurados mais quatro, sendo que desses mais um será na Nova Angra. A inauguração aconteceu na segunda-feira, 19, com a presença de moradores do bairro que serão atendidos pelo sistema de saúde. Essa unidade atenderá 1150 famílias. Os vereadores Essiomar Gomes e Marco Aurélio Vargas prestigiaram o evento que também reuniu secretários de governo.
-Em breve a Prefeitura irá construir outro na Nova Angra. Assim, poderemos atender mais cerca de 600 famílias,- falou o presidente da Fusar, Gilberto Albernaz.
O secretário de Saúde, Edson Miranda, lembrou aos profissionais que integram as equipes dos ESF‘s, que o objeto deste modelo de saúde é o tratamento diferenciado às pessoas.
- Não devemos nunca, em momento algum, deixar de tratar as pessoas com carinho e atenção. Hoje, 70% da população de Angra é coberta pelo ESF, um sistema de prevenção que tem trazido excelentes resultados para as famílias do município, - falou o secretário.
A Prefeitura, através da Fusar e da Secretaria de Saúde, já implantou no município 33 unidades com o perfil de priorizar as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. . A Estratégia Saúde da Família é uma proposta de mudança do modelo assistencial que supera a antiga, de caráter exclusivamente centrado no tratamento das doenças.
-A comunidade da Nova Angra está de parabéns. O bairro tem toda a infra-estrutura para oferecer qualidade de vida aos seus moradores. Essa unidade de saúde é um sonho antigo que foi realizado pelo prefeito Fernando Jordão, que nesses seus sete anos de mandato nunca deixou de atender nossas necessidades, - lembrou o presidente da Associação de Moradores da Nova Angra, Anderson de Souza.
Mas os investimentos não vão parar. O prefeito Fernando Jordão, que recebeu da associação um pedido para a construção de uma escola no bairro, garantiu que vai deixar tudo pronto para que o novo prefeito execute a obra.
- Neste mandato não dá mais tempo para a construção da escola, mas vou deixar tudo encaminhado. Vamos fazer o projeto e liberar um terreno, com o aval da comunidade. Sinto muito orgulho de ter comigo uma equipe que trabalha com seriedade e com vontade de melhorar as condições de nossa cidade. A população tem reconhecido o trabalho que estamos fazendo, como o hospital na Japuíba, que será uma referência, e a melhor e maior escola do estado para pessoas portadoras de necessidade especiais, o Cemanee. Tudo isso só demonstra o carinho e o respeito que este governo tem com a nossa população, - frisou o prefeito.
NO ESF: Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um agente comunitário de saúde, um dentista e um auxiliar de consultório dentário O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou na casa dos moradores. Agentes comunitários, que moram no próprio bairro, cadastram todos os moradores.
O ESF ainda tem uma equipe de apoio:fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistente social, além de, uma equipe de supervisão formada por um clínico geral, um pediatra, um ginecologista/obstetra e um médico especialista em atenção às pessoas portadoras de necessidades especiais. Essa equipe realiza o acompanhamento dos módulos e garante suporte técnico aos profissionais que atendem no modelo de Saúde da Família.
O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou na casa dos moradores. Assim, esses profissionais e a população acompanhada, criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento dos problemas de saúde da comunidade.
O médico é responsável pelo atendimento geral aos moradores nas áreas de saúde da mulher, pré-natal, pediatria e atendimentos clínicos priorizando as ações de saúde: Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, Hanseníase e DST/AIDS. O enfermeiro supervisiona os agentes comunitários e o auxiliar de enfermagem realiza consultas individuais, em grupos, atividades educativas, curativos, nebulizações, vacinas e outros procedimentos. O agente comunitário que mora na própria comunidade cadastra todos os moradores. Ele busca faltosos, desenvolve ações educativas e faz visitas domiciliares mensais às famílias cadastradas. No ano de 2005 foi implantada da Saúde Bucal no ESF com um odontólogo e um auxiliar de consultório dentário (ACD).